Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre o cantor e compositor folk americano Pete Seeger

Após uma semana hospitalizado, o cantor americano Pete Seeger, astro da música folk e conhecido por canções como If I Had a Hammer, morreu na última segunda-feira, aos 94 anos, de causas naturais, informou a imprensa americana. A morte ocorrida no Hospital Presbiteriano de Nova York foi confirmada por seu neto, Kitama Cahill Jackson.

Leia também:

‘Inside Llewyn Davis’ e o inverno criativo do folk

O cantor ganhou fama por ter popularizado o hino do movimento de defesa dos direitos civis, We Shall Overcome. Seeger cantou para o movimento sindicalista nos anos 1940 e 1950, para as marchas do movimento de defesa dos direitos civis e nos comícios contra a Guerra do Vietnã na década de 1960. Apoiou a luta pelo meio ambiente e protestou contra as campanhas belicistas.

Também nos anos 1960, foi o mentor de vários cantores que começavam no folk, incluindo Bob Dylan, Don McLean e Bernice Johnson Reagon.

Em um show para celebrar o o aniversário de 90 anos de Seeger no Madison Square Garden, Bruce Springsteen o apresentou como “o arquivo vivo da música e da consciência dos Estados Unidos”, acrescentou também que a obra do cantor serviria como um testamento do poder da música para estimular a história.

(com agência France-Presse e EFE)