Clique e assine a partir de 9,90/mês

Milton Glaser, criador do icônico logotipo ‘I <3 NY', morre aos 91 anos

Além da logo de Nova York, Glaser também criou o clássico cartaz do álbum de Bob Dylan com os cabelos psicodélicos

Por Felipe Branco Cruz - Atualizado em 1 Jul 2020, 19h40 - Publicado em 27 Jun 2020, 13h32

O designer gráfico Milton Glaser, criador do icônico logotipo “I ♥ NY”, morreu nesta sexta-feira, 26, em Manhattan. A causa da morte foi um derrame, confirmada por sua esposa Shirley Girton. 

O logo de Nova York foi desenvolvido em 1977 para promover o turismo da cidade. Glaser fez o primeiro esboço dentro de um táxi em giz de cera vermelho, desenhado no verso de um envelope. A imagem fez tanto sucesso que se tornou um dos símbolos da cidade. 

Além do logotipo de Nova York, Glaser também criou o clássico pôster de Bob Dylan com cabelos psicodélicos, usado no álbum Bob Dylan’s Greatest Hits, de 1967. Ao todo, o artista desenhou mais de 400 pôsteres publicitários. Suas obras mudaram a cultura visual americana nas décadas de 1960 e 1970, sempre utilizando cores vivas.

Entre seus outros trabalhos estão um pôster para campanha da Organização Mundial da Saúde contra a Aids, a logomarca da cervejaria Brooklyn Brewery e a animação de abertura do episódio final da série Mad Men, série de TV que fala sobre os publicitários novaiorquinos dos anos 60. Em 2009 ele foi agraciado pelo presidente Barack Obama com a Medalha Nacional das Artes. 

Continua após a publicidade

Glaser nasceu em 26 de junho de 1929, no Bronx, filho de imigrantes húngaros. Seu pai, Eugene, era dono de uma loja de lavagem a seco e alfaiataria. A mãe, Eleanor, era dona de casa. 

Publicidade