Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mesmo com greve da polícia, agenda do Carnaval está mantida no Rio

Policiamento será feito normalmente pela Guarda Municipal. A programação inclui Cordão da Bola Preta, Simpatia é Quase Amor e reinauguração do Sambódromo

Apesar da greve dos policiais, a programação carnavalesca do fim de semana está mantida no Rio de Janeiro, segundo a Riotur. Entre os eventos programados, estão desfiles de blocos e os ensaios técnicos das escolas de samba no Sambódromo. Para sorte dos foliões, o policiamento dos desfiles é atribuição da Guarda Municipal, que vai trabalhar com seu contingente normal. Poderão ter dificuldade, no entanto, aqueles que precisarem registrar furtos e perdas de documentos nas delegacias.

A folia começa na noite desta sexta-feira, às 20h, com o Grito de Alerta do Cordão da Bola Preta. A concentração será na esquina das avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, e o desfile pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia.

Enquanto isso, a Marquês de Sapucaí recebe dois ensaios técnicos. O primeiro é o da Mocidade Independente de Padre Miguel, com início previsto para as 20h. A partir das 22h, é a vez do Salgueiro levantar o público, com direito a presença da rainha de bateria Viviane Araújo.

No sábado, o destaque é o tradicional bloco Simpatia é Quase Amor, que sai pelas ruas de Ipanema a partir das 16h. A concentração é na Praça General Osório e o desfile segue pela rua Teixeira de Melo e Av. Vieira Souto até a rua Henrique Dumont. À noite, a Portela e a Imperatriz Leopoldinense realizam seus ensaios técnicos no Sambódromo, respectivamente, às 20h e 22h.

No domingo, a folia começa às 9h com o bloco Suvaco do Cristo. A concentração é na esquina das ruas Jardim Botânio e Faro, com o desfile seguindo até a Praça Santos Dumont. Às 16h, é a vez do Empolga às 9, que fica na Praia de Ipanema, em frente à rua Joana Angélica.

À noite, todas as atenções se voltam para a reinauguração do Sambódromo, com o ensaio da Beija-Flor de Nilóplois. Uma reforma ampliou sua capacidade de 60.000 para 72.500 lugares. As novas arquibancadas e frisas do setor par serão abertas ao público. A ocasião também marca o teste de luz e som para o desfile oficial, que acontece no fim de semana seguinte.