Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Maisa no ‘Mais Você’ é pedrada comercial em um dogma da Globo

Participação da apresentadora foi impulsionada por ação publicitária e mostra que emissora não pode mais fechar os olhos para o sucesso alheio

Por Leandro Nomura
Atualizado em 21 out 2019, 18h23 - Publicado em 21 out 2019, 11h54

No século passado, quem não estava na Globo não existia. Na era pré-meme, a piada era “morreu ou tá na Record?”. Apenas algumas estrelas de alto calibre quebravam esse monopólio da audiência e faziam barulho fora do Projac. Jô Soares, Serginho Groisman e Ana Maria Braga conseguiram brilhar em outros canais. Atenta ao movimento, a rede de Roberto Marinho logo os contratou.

Quem a Globo não conseguia contratar era sumariamente ignorado. E quem resolvesse sair… Tom Cavalcante ficou anos na lista negra, para aonde também foi a Xuxa, quando saiu da geladeira global direto para a Record.

Mas os tempos são outros. A Globo ainda é poderosíssima, mas está longe de poder se dar ao luxo de fingir que quem não está nos seus camarins não existe.

A participação da apresentadora Maisa no programa Mais Você nesta segunda, 21, é mais uma pedrada nesse dogma da Globo de ignorar as estrelas de outros canais. Poucas pessoas têm mais a cara do SBT — além de Silvio Santos, claro — do que Maisa. Ela apareceu e cresceu nos estúdios da Anhanguera e se tornou a adolescente mais seguida do Twitter, a rede que hoje entrou em furor com a presença da garota no café da manhã com Ana Maria Braga.

Continua após a publicidade

A presença de Maisa na Globo foi rápida e impulsionada por milhares de reais de uma empresa de cosméticos, o que ninguém nem fez questão de disfarçar. Mas é sintomática. Quando foi lançado, o programa Tá no Ar surpreendeu muita gente ao fazer piada com atrações de fora da Globo. A abertura da novela Verão 90, fazendo referência a programas do SBT também. Desde então está liberado citar a concorrência.

Mas nada como levar as estrelas da outra casa para entrevistas e participações. Antes do Mais Você, Maisa já tinha ido ao Conversa com Bial.

Continua após a publicidade

Com contrato com o SBT até dezembro, Larissa Manoela, que despontou na novela Carrossel e hoje é uma das autoras best-seller do público adolescente, foi ao Encontro com Fátima Bernardes em agosto. Na semana passada, afirmou que o seu ciclo na emissora que a revelou se fechou. Ainda não se sabe se irá para Globo ou para o streaming.

As especulações sobre a ida de Maisa para o Projac também duram anos. O que é fato é que, conforme revelou o blog VEJA Gente, a apresentadora está cada mais inserida nos círculos globais.

Seja como for, por audiência ou por contratos publicitários, a Globo sabe que não pode mais fechar os olhos para o que acontece fora dos seus muros. E está bastante atenta aos movimentos dessas garotas que falam com um público para quem a Globo não é mais importante do o YouTube ou Netflix.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

O Brasil está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por VEJA.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.