Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gerald Butler monopoliza a apresentação de ‘Coriolanus’

Em personagem secundário de Shakespeare, astro de '300' e 'Caçador de Recompensas' ofusca Ralph Fiennes em sua estreia como diretor

Embora interprete um papel coadjuvante em Coriolanus, Gerald Butler por pouco não monopolizou a coletiva de imprensa com a equipe do filme, na manhã desta segunda-feira. Na produção, adaptação de uma peça de William Shakespeare (1564-1616) escrita no século XVII , em versão dirigida por Ralph Finnes, que aqui estreia na direção, o ator escocês que se popularizou em títulos como 300 e Caçador de Recompensas, encarna Tullu Audifius, comandante do exército inimigo do Império Romano. “As pessoas tendem a me lembrar como ator de comédias românticas e de personagens heróicos, apesar de já ter feito dramas e filmes independentes. Meu primeiro trabalho como ator, na verdade, foi numa montagem de Coriolanus, só que em um papel menor”, lembrou Butler.

“Nunca havia feito uma papel totalmente shakespeareano, mas a linguagem não foi um problema. Quem se lê um texto de Shakespeare descobre uma energia diferente, novas ideias, ao contrário dos filmes modernos, que se pautam pela regra de que quanto menos se falar em cena, melhor”, comparou o ator, de 41 anos.

Fiennes atualizou para os dias de hoje o tragédia inspirada na vida do lendário líder romano Caius Marcius Coriolanus, da qual manteve a prosa e o ritmo dos diálogos originais de quatro séculos atrás. O longa-metragem foi rodado em locações de Belgrado, capital da Sérvia, que emprestou suas ruas e arquitetura para uma Roma do século 21, palco de uma crise interna e disputa pelo poder.

“Adorei filmar na Sérvia. Na verdade, não deu vontade de sair de lá”, contou Butler, que agradeceu a Fiennes a oportunidade de fazer parte de um projeto tão incomum. “É um desafio delicioso encarnar um personagem como Audifius, parte de um filme de diálogos belos e evocativos. Claro que gosto de fazer tipos masculinos e heróicos, mas meu objetivo é fazer todos os diferentes tipos de filme”, disse Butler. Coriolanus está previsto para estrear no Brasil em agosto.