Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Diretor Terry Gilliam sofre AVC e deve faltar ao Festival de Cannes

Além disso, novo filme do cineasta, 'The Man Who Killed Don Quixote', está envolvido em uma disputa judicial e pode não ser exibido no evento

O cineasta Terry Gilliam, de 77 anos, sofreu um acidente vascular cerebral e foi hospitalizado neste final de semana em Londres. Sendo assim, o diretor é desfalque certo no Festival de Cannes, que começou nesta terça-feira. Segundo informações da família, Gilliam passa bem e está fora de perigo.

Ainda não se sabe, no entanto, se o novo filme de Terry Gilliam, The Man Who Killed Don Quixote, poderá ser exibido no festival. Na segunda-feira, um tribunal de Paris ouviu uma ação civil pedindo o cancelamento da exibição. O pedido foi feito pelo produtor português Paulo Branco, que afirma deter os direitos do longa. A corte informou que a decisão só será tomada nesta quarta-feira.

Terry Gilliam dirigiu filmes como Os Bandidos do Tempo (1981), Brazil: O Filme (1985) e Os Doze Macacos (1995). Jonathan Pryce, Adam Driver e Olga Kurylenko integram o elenco de The Man Who Killed Don Quixote.

Projeto antigo

Este episódio judicial prolonga um pouco mais a “maldição” que atinge há quase duas décadas The Man Who Killed Don Quixote. Em 2000, Gilliam precisou interromper a filmagem de sua adaptação livre da célebre obra de Miguel de Cervantes, na época com Jean Rochefort, Johnny Depp e Vanessa Paradis, por causa de uma série de infortúnios, como inundações no set de gravação e uma hérnia de disco sofrida pelo já falecido ator francês. Ele tentou reviver o projeto em várias ocasiões, mas se deparou com a falta de financiamento.