Clique e assine a partir de 9,90/mês

Carro de ator de ‘Star Trek’ fazia parte de campanha de recall

Anton Yelchin foi encontrado morto no domingo, prensado entre seu veículo, um Jeep Grand Cherokee, e uma caixa de correio de tijolos

Por Da Redação - 20 Jun 2016, 14h35

O ator Anton Yelchin, da franquia Star Trek, morto no domingo após ser prensado entre seu carro e uma caixa de correio de tijolos, estava dirigindo um modelo de Jeep que fazia parte de uma campanha de recall da marca. Segundo o site da revista People, o modelo Jeep Grand Cherokee Laredo possuía uma falha no câmbio automático, mais precisamente no modo P (de parking), usado para estacionar o veículo.

Um relatório do Departamento Nacional de Administração de Segurança no Trânsito dos Estados Unidos (NHTSA, do nome em inglês) afirma que uma falha tornava difícil para os motoristas saberem qual era a posição do câmbio. “Motoristas que erroneamente concluírem que o câmbio está na posição P podem ser atingidos pelo carro e se machucarem caso tentem sair do veículo enquanto o motor ainda esteja funcionando e o freio não estiver acionado”, diz o relatório.

Leia também:

Ator Anton Yelchin morre em acidente de carro

Continua após a publicidade

De acordo com um representante da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), fabricante dos carros da marca Jeep, o relatório da NHTSA fez com que a empresa divulgasse uma campanha de recall em abril deste ano para os modelos de 2014 e 2015 do Jeep Grand Cherokees, fabricados entre 16 de julho de 2012 e 22 de dezembro de 2015. O carro de Yelchin é do modelo 2015.

Em abril, a montadora tinha conhecimento de 41 ferimentos possivelmente causados pelo defeito nesses modelos. Mas a empresa afirma que os carros em questão foram inspecionados e “não foi encontrada nenhuma evidência de falha no equipamento”.

Em um comunicado enviado pela Chrysler, representantes da empresa afirmam que ainda é cedo para especular sobre as causas da morte do ator. “A FCA presta as mais sinceras condolências à família e aos amigos do Sr. Yelchin. A companhia está em contato com as autoridades e está conduzindo uma investigação.”

O escritório do médico legista responsável pela autópsia do ator afirmou à People que se acredita que o carro de Yelchin não estava estacionado de maneira correta quando ele saiu e passou atrás do veículo.

Continua após a publicidade

Yelchin tinha 27 anos e nasceu na Rússia, filho de dois competidores de patinação artística, e emigrou para os Estados Unidos quando criança. Além de atuar como o personagem Chekov em Star Trek, ele apareceu em diversos filmes, como O Exterminador do Futuro: A Salvação e A Hora do Espanto, e estava na série de TV Huff.

(Da redação)

Publicidade