Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cantor Billy Paul, do hit ‘Me and Mrs. Jones’, morre aos 81

O cantor americano Billy Paul, astro da música soul famoso pela canção Me and Mrs. Jones, de 1972, morreu no domingo aos 81 anos. “Lamentamos anunciar com pesar que Billy faleceu hoje em sua casa após uma grave doença”, afirma o comunicado oficial, publicado no site do cantor. Conhecido por sua bela voz, Paul contribuiu para o desenvolvimento do rythm and blues moderno, e foi do romance ao protesto e suas letras.

Nascido como Paul Williams na Filadélfia, desde criança teve envolvimento com a música soul que ganhava espaço na cidade americana, e ficou conhecido como parte do movimento apelidado de “philly soul”. Na juventude, participou de sessões de gravação com lendas da música como Charlie Parker, Miles Davis e Nina Simone. Serviu o exército na juventude e, em seguida, lançou seu primeiro EP, em 1968, aos 33 anos.

Leia também:

Soul music: músicas para balançar a alma

Os 20 anos de um clássico da soul music

Joss Stone e a alma de plástico do soul

Em 1972, chegou ao primeiro lugar das paradas de sucesso com Me and Mrs. Jones, canção sobre uma aventura extraconjugal que lhe rendeu um Grammy, antes de ser regravada por vários artistas, como a dupla Hall and Oates ou o cantor Michael Buble. A faixa também serviu de inspiração para Amy Winehouse, na famosa canção Me & Mr Jones. A música fez parte do disco 360 Degrees of Billy Paul, o mais bem-sucedido do cantor, que conta com um belo cover de Your Song, de Elton John.

Em uma decisão comercial duvidosa, Paul lançou na sequência uma canção bastante distinta chamada Am I Black Enough For You? (“Sou negro o suficiente para você?”, em tradução literal), com um tom mais funk e referências ao movimento Black Power. “A canção estava à frente de seu tempo”, afirmou o artista muitos anos depois. “Agora é muito popular. Recuperou o tempo perdido, temos um presidente negro”, disse, em referência a Barack Obama.

(Da redação com agência France-Presse)