Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘BBB14’: mais de quatro participantes podem ter sido convidados

Regulamento do reality show permite que pessoas sejam escolhidas pela emissora sem fazer inscrição. Quem tem mais pinta de ter pulado a seleção?

O regulamento do Big Brother Brasil 14 deixa claro que a TV Globo pode convidar diretamente pelo menos quatro participantes desta edição, sem que eles precisem fazer inscrição e passar pelo mesmo processo seletivo que os demais. Quais serão os brothers escolhidos a dedo pela produção?

‘BBB14’: Clara Aguilar compra briga com fãs de Fiuk

‘BBB14’: O que eles fizeram no verão passado

No regulamento do programa, a emissora determina que pode colocar quem quiser dentro da casa do BBB. “A Globo poderá utilizar qualquer método na escolha dos participantes do BBB 14, a seu exclusivo critério, não se limitando aos candidatos inscritos, sem que seja devido qualquer tipo de explicação ou indenização”, diz o documento.

No item seguinte, a emissora especifica que isso pode ser feito para pelo menos quatro candidatos, que “poderão ser dispensados dos procedimentos exigidos para inscrição e seleção para participação no programa”. Só não podem participar da seleção os funcionários das empresas das Organizações Globo, prestadores de serviços e seus parentes até terceiro grau.

Uma das suspeitas de ter sido convidada, desde o anúncio dos 20 participantes pela Globo, é a atriz Aline Dahlen, de 33 anos. Ela trabalha há anos na emissora, usando o nome de Liz Moraes. Entre os trabalhos feitos na casa, estão aparições em novelas como Tempos Modernos e Cobras e Lagartos, no remake de Gabriela, na série Malhação e em programas de auditório como Domingão do Faustão. São participações pequenas — o que não faz dela uma contratada ou prestadora de serviço fixa da emissora, o que seria contra as regras. “Não poderão participar da seleção os funcionários das empresas das Organizações Globo, seus prestadores de serviços, bem como seus parentes até terceiro grau”, diz o regulamento.

Além de Aline, podem ser suspeitas as escolhas de Amanda, que em 2012 foi eleita miss Divinópolis, Clara, que faz shows eróticos pela internet e tem um grande número de seguidores nas redes sociais, e a modelo Franciele, que já participou de um concurso para se tornar panicat. Entre os homens, o rapper Valter e o modelo Roni são os que mais cheiram a convite da produção.

Mas as aparências também enganam. Sem fortes ligações com a mídia, a modelo paulista Diana foi convidada a participar do BBB12 quando dançava em uma boate. O convite partiu de uma espécie de olheiro, uma pessoa da produção do programa que pode ter laçado outros brothers por aí.