Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Amigo sem-teto de Miley Cyrus pega seis meses de prisão

Depois de receber o prêmio de Clipe do Ano no lugar da cantora, no Video Music Awards, em agosto, em nome de adolescentes desabrigados nos Estados Unidos, Jesse Helt se entregou à polícia de Oregon

Jesse Helt, de 22 anos, o garoto sem-teto que acompanhou Miley Cyrus no Video Music Awards (VMA) deste ano, em agosto, foi condenado a seis meses de prisão por violação de liberdade condicional, em Polk County, no Estado americano de Oregon. Helt foi preso em 2010 por invadir o apartamento de um homem alegando que ele havia lhe vendido “maconha de má qualidade”. Após 30 dias, ele ganhou liberdade condicional, mas não cumpriu a pena de trabalho comunitário e se recusou a fornecer amostra de urina à polícia. Por isso, em 2011 foi emitido um mandado para a prisão de Helt, que, em vez de se entregar, resolveu embarcar para Los Angeles em busca da glória. O jovem, então, viveu pelas ruas da cidade à procura de um trabalho como modelo.

Leia também:

Como era esperado, Miley apresenta seu show sexual e bizarro em SP

Dias depois da premiação, no final de agosto, o amigo de Miley se entregou às autoridades de Oregon e pagou fiança de 2.500 dólares (mais de 5.000 reais), de acordo com a agência de notícias Associated Press. “Eu quero ser visto como uma boa pessoa, não como um incômodo para a sociedade”, disse Helt na audiência que aconteceu nesta terça-feira, de acordo com o jornal americano Statesman. Seu pedido para cumprir os termos de sua liberdade condicional ao invés de ir para a cadeia foi negado pelo juiz Monte Campbell. “Jesse quer mudar e ele tem uma causa pela qual quer lutar”, disse o advogado do garoto, Whitney Boise, que garante que Helt vai continuar a ajudar jovens sem-teto.

Poucos minutos de glória – Poucas horas antes do VMA, Miley postou uma foto em seu perfil no Instagram ao lado de Jesse. Na festa, em vez de subir ao palco para receber o prêmio de melhor videoclipe do ano, ela mandou o rapaz em seu lugar. Papel em punho, ele leu um discurso citando o envolvimento da cantora na causa dos sem-teto. Pouco depois da festa, ela postou no Facebook um vídeo em que avisava aos fãs que aqueles que fizessem doações em favor da Friend’s Place, uma instituição de apoio a jovens que não têm onde morar, concorreriam a uma viagem para assistir ao seu show no Rio de Janeiro, que aconteceu em 28 de setembro na Praça da Apoteose.