Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alicia Keys e Beyoncé gravam vídeo contra violência racial

Campanha une vários artistas contra casos de violência e assassinatos sofridos por pessoas negras nos Estados Unidos

Alicia Keys convocou alguns dos músicos e atores mais famosos do mundo para gravar um vídeo contra casos de violência e assassinato sofridos por pessoas negras nos Estados Unidos. Intitulado 23 Formas de Morrer nos Estados Unidos Se Você For Negro, o vídeo traz nomes como Beyoncé, Rihanna, Queen Latifah, Janelle Monaé e Kevin Hart, que listam motivos banais para os crimes cometidos por policiais no país.

LEIA TAMBÉM:
Alicia Keys decide parar de usar maquiagem e critica busca pela perfeição
Policiais pedem boicote ao show de Beyoncé

Apesar de a grande maioria dos nomes que aparecem no vídeo serem de negros, alguns cantores brancos somam sua voz à campanha, como Pink, Bono e Adam Levine. Um após o outro, eles vão listando razões como atravessar o sinal de trânsito, fazer contato visual, vender cigarros, andar no carro da namorada, usar capuz, que teriam levado policiais a atirar em negros. Cada menção é seguida pelo rosto e pelo nome da vítima.

No final do vídeo, Alicia Keys envia o seguinte recado: “Entre no site wearehere.com para dizer ao presidente Obama e aos congressistas que a hora para a mudança é agora. Nós demandamos transformação radical para transformar uma longa história de racismo sistêmico, para que todos os americanos tenham o direito igual a viver e ser felizes”.

Confira o vídeo (em inglês) abaixo: