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Promovendo a eficiência

Em artigo, o especialista em educação João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, fala sobre o uso eficiente do orçamento da educação

Por João Batista Araujo e Oliveira
Atualizado em 31 out 2017, 11h47 - Publicado em 16 mar 2015, 16h00
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  • Este é o décimo de uma série de dez artigos a respeito de medidas eficazes que o prefeito pode implementar a curto prazo, com poucos recursos, como estratégia de inicar um processo de mudança. Nenhuma dessas medidas, isoladamente ou mesmo em conjunto, assegura a formação de uma rede de ensino de alta qualidade. Mas todas elas constituem ações relevantes em si mesmo, e que, se bem implementadas, podem servir de campo de aprendizagem e de capital político para implementar reformas mais profundas.

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    O orçamento da educação normalmente representa entre 25% e 50% do orçamento da maioria das prefeituras. Um município com 20.000 habitantes dispõe de mais de 8 milhões de reais para a pré-escola e ensino fundamental. Um município com 100.000 habitantes maneja mais de 40 milhões de reais em recursos da educação. São volumes vultosos. E que exigem gestão eficiente.

    E vultosos também são os desperdícios. Esta artigo convida os prefeitos a refletirem sobre medidas que promovam eficiência na educação. Há ineficiências causadas pela legislação, pelas normas do MEC, decorrentes de acordos firmados mas, sobretudo, ineficiências que vêm das regras e formas de funcionamento das Prefeituras e das Secretarias de Educação. No contexto desta série, o objetivo é apresentar sugestões que podem ter impacto no curto prazo e que gerem recursos para a prefeitura investir em mudanças que possam ter impacto no longo prazo.

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    A seguir, apresentamos uma lista dos campeões de ineficiência. Em cada município a ordem da ineficiência pode variar:

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    Existe conhecimento acumulado sobre essas questões, e Prefeitos podem se beneficiar desse conhecimento para lograr economias importantes. Daí também a importância de que o Secretário da Educação tenha experiência gerencial e sensibilidade para saber que para melhorar o salário de professores é preciso usar bem os recursos como um todo.

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    João Batista Araujo e Oliveira é presidente do Instituto Alfa e Beto

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