Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Prazo para inscrição no Enem 2011 termina nesta sexta

Candidatos deverão realizar a inscrição pela internet até as 23h59 de hoje

Por Da Redação 10 jun 2011, 06h11

O prazo para inscrição no Enem 2011 se encerra às 23h59 desta sexta-feira. Os interessados devem realizar a inscrição, exclusivamente pela internet, e efetuar o pagamento da taxa de 35 reais até as 16 horas da segunda-feira, dia 13.

Alunos da rede pública de ensino ou provenientes de família de baixa renda estão isentos. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 10 de junho. De acordo com o Inep, o interessado leva, em média, 4,5 minutos para realizar a inscrição, que este ano foi dividida em oito passos, cada um com dicas e instruções ao estudante.

Também se encerra nesta sexta o prazo para que sejam alteradas as informações fornecidas na ficha de inscrição. Se o participante precisar fazer alguma modificação nos dados pessoais, local de prova, idioma, atendimento especial ou declarar/cancelar carência, deverá realizá-la até às 23h59. Após o fechamento do sistema, não será possível alterar nenhuma informação.

As provas acontecem entre os dias 22 e 23 de outubro, sempre às 13 horas. Ao todo, 140.000 salas de aula em 1.599 municípios serão locais de realização do exame em todo o país. Como na edição do Enem 2010, os candidatos não poderão utilizar lápis, lapiseiras, borracha ou relógio. Esses materiais deverão ser lacrados, identificados pelos fiscais e devolvidos aos alunos somente ao final das provas.

O Instituto Nacional do Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estima que 6 milhões de pessoas se inscrevam no exame.

Justiça – Minutos após as aberturas das inscrições do Enem, a prova já se tornava, mais uma vez, protaginista de uma disputa judicial. No dia 23 de maio o procurador da República Oscar Costa Filho ajuizou uma ação civil pública para que o edital do Enem permita que os candidatos tenham o direito de reclamar das notas da prova. A falta de transparência na correção das provas e da redação provou revolta dos candidatos no ano passado.

Outro item do edital do Enem 2011 também chama atenção dos candidatos. De acordo com as regras do jogo, antes de iniciar a prova, o candidato deverá verificar se seu caderno de questões contém algum defeito gráfico que impossibilite a resolução do exame. Ou seja, de acordo com o Inep, será de resposabilidade do aluno assegurar que a prova não traz erros de impressão, como foi visto nos cadernos amarelos no ano passado, erro que prejudicou cerca de 10.000 estudantes.

Continua após a publicidade
Publicidade