Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem 2014: retardatários culpam F1 por atraso

Candidatos eliminados ameaçam entrar com recurso no Inep. No fim da tarde, VEJA.com publica gabarito extraoficial com questões resolvidas pelo Anglo Vestibulares

Leia também:

Manual do Candidato do Enem: o que fazer na inscrição, na prova e na matrícula Teste vocacional: descubra as carreiras que têm mais a ver com você Temas de atualidades que podem cair no Enem e vestibulares 2014/15 20 questões para escolher uma carreira no Enem e nos demais vestibulares Cinco temas para treinar a redação do Enem 2014 Raio-x do Enem: os conteúdos mais cobrados desde 2009 Seis formas de usar a nota do Enem TRI: como é calculada a nota do Enem

Participantes do Enem que deveriam fazer a prova nas imediações do Autódromo de Interlagos, em São Paulo, enfrentaram dificuldades para chegar aos locais de prova neste sábado. Ao menos 25 inscritos que chegaram depois do fechamento dos portões, às 13h, culparam os bloqueios em vias nas proximidades do Autódromo, onde são realizados treinos para o GP deste domingo.

Jair Rosa, pai de uma candidata, disse que faltou informações sobre os bloqueios ao tráfego de carros na região. “O calendário da Fórmula 1 está definido há um ano e mesmo assim marcaram o Enem para região do autódromo”, disse. “A CET bloqueou as vias de acesso e não orientou as pessoas para a prova.”

Marcos Rodrigues Gonçalves, de 18 anos, chegou com um minuto de atraso e não conseguiu entrar. Ele conta que chegou ao local de ônibus, mas hoje a linha fez um trajeto diferente devido à realização dos treinos da F1. “Não sabia que o ônibus ia fazer esse desvio e acabei descendo um ponto depois. Corri bastante, mas não deu tempo”, diz Marcos.

Luciane dos Santos, de 31 anos, mora na Zona Leste e não chegou a tempo para realizar a prova na Universidade Estácio (Uniradial), em Interlagos. “Vim de carro e sai às 9h, mas por conta do trânsito e todos esse bloqueios não cheguei a tempo”, diz Luciane.

Mislene Santos, de 28 anos, é gestante e não sabia dos desvios do ônibus. “Tive que descer um ponto antes, que fica a 15 minutos da Universidade. Tentei vir correndo, mas como já estou no sexto mês de gravidez, não consegui vir muito rápido”, disse.

Há três locais de prova em Interlagos: Escola Estadual Professora Beatriz Lopes, Faculdade e Colégio Albert Einstein e o Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo. Todos estão na área de bloqueio da CET.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou neste sábado que faria o monitoramento no entorno dos locais de prova para minimizar o impacto do trânsito. “Este trabalho é montado de acordo com a necessidade da operação no dia do evento, pois não somos acionados oficialmente pelos organizadores da prova”, afirmou em nota.