Ao perceber que mais da metade de seus alunos possuía familiares que trabalhavam na indústria têxtil, Jussara Schmitz, professora de língua portuguesa, matemática, história, geografia e ensino religioso da Escola de Educação Básica Frei Godofredo, na cidade catarinense de Gaspar, pensou em como unir os números às linhas de costura. O projeto lhe valeu o título do Prêmio Educador Nota 10 de 2019
“A matemática é muitas vezes uma disciplina abstrata para as crianças, então eu decidi trazer isso para a realidade deles. Ao visitarmos os locais de trabalho das costureiras, vivemos momentos de valorização à sua profissão e de aprendizado para os alunos, pois a riqueza do conhecimento matemático estava bem diante de nós”, explica.
Com base em dados coletados nas visitas às fábricas, como o número de roupas produzidas ou comprimento dos tecidos, a professora organizou aulas que misturavam matemática, artes e ainda dava ensinamentos sobre sustentabilidade e solidariedade. “Aproveitamos restos de materiais para fazer bonequinhos, que depois seriam doados para a caridade.
Com o projeto” Costurando a Matemática”, Jussara conquistou um lugar entre os dez melhores professores do ano pelo Prêmio Educador Nota 10, promovido pelas fundações Victor Civita e Roberto Marinho. Ela agora tem a chance de ser vencedora do título Educador do Ano na cerimônia que acontece no dia 30 de setembro, em São Paulo.