Cada vez mais brasileiros estão fazendo as malas para estudar no exterior. Em 2012, 175 mil estudantes fizeram intercâmbio – cinco vezes mais do que os 34 mil brasileiros que passaram pela experiência em 2003. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta), o curso de idiomas é o mais procurado em 63% das agências de intercâmbio.
“A melhor maneira para começar a planejar a experiência no exterior é analisar o seu próprio perfil: quais são seus hobbies, suas preferências, que clima mais te agrada e o que você mais gosta de fazer durante o dia” diz Luíza Vianna, gerente de produtos da Central de Intercâmbio e Viagens (CI).
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Para quem tem um nível intermediário, a recomendação de tempo mínimo para estudar inglês lá fora é de seis meses. “Para as pessoas que não possuem nem o nível básico, a dica é realizar cursos de imersão no Brasil antes da viagem, assim é possível aproveitar ao máximo a experiência lá fora”, diz Eloísa Lima, mestre Neurolingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista no ensino de idiomas.
O ambiente de aprendizagem deve ser compatível com o perfil e a faixa etária do aluno. “Se o estudante não se identificar com o local, ele pode se sentir censurado e deixar de treinar o inglês socialmente”, completa a especialista.
Quanto custa – Os preços dos programas de idioma, em geral, variam de 13.200 a 16.300 dólares (ou 35.000 a 43.250 reais) para o período de seis meses e incluem acomodação, meia-pensão (café da manhã e jantar) e algumas atividades culturais, sociais ou esportivas promovidas pelas escolas. Segundo a Experimento, rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural, é recomendado considerar de 140 a 200 dólares por semana para gastos pessoais como transporte, alimentação e lazer.
VEJA as dez cidades favoritas dos brasileiros que vão estudar inglês no exterior, de acordo com as principais agências de intercâmbio do país:
*Fontes: Experimento Intercâmbio Cultural; CI Central de Intercâmbio Viagens; EF Education First.