Infraestrutura não é suficiente se professor não souber ensinar, diz Mizne
Em fórum, diretor executivo da Fundação Lemann falou sobre as razões pelas quais muitas reformas educacionais falham
![Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, foi entrevistado pelo redator-chefe de VEJA, Fábio Altman, no evento Amarelas Ao Vivo, em São Paulo (SP) - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-denis-mizne-diretor-executivo-da-fundaccca7acc83o-lemann-redator-chefe-de-veja-facc81bio-altman-9654.jpg?quality=90&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Convidado do fórum Amarelas ao Vivo para discutir as razões pelas quais as reformas educacionais falham, o advogado Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann, tem um diagnóstico: falta um olhar para a base, para dentro da sala de aula. “No Brasil, a gente acreditou que se colocássemos as crianças na escola, elas aprenderiam. Isso não foi verdade”, disse na entrevista conduzida pelo redator-chefe de VEJA Fábio Altman.
“A gente olhou muito pouco para a complexidade do que é garantir a educação de uma criança. Achou-se que apenas garantir infraestrutura seria suficiente. O problema é o que acontece dentro de sala de aula. Se o professor não souber ensinar, não adianta”, avalia.
![Cármen Lúcia, presidente do STF, foi a primeira entrevistada da terceira edição do fórum Amarelas ao Vivo, que ocorreu nesta terça-feira - 29/05/2018 Cármen Lúcia, presidente do STF, foi a primeira entrevistada da terceira edição do fórum Amarelas ao Vivo, que ocorreu nesta terça-feira - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-cacc81rmen-lucc81cia-presidente-do-stf-redator-chefe-de-veja-policarpo-junior-88482.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![<a href="https://veja.abril.com.br/educacao/carmen-lucia-nao-se-reivindica-o-que-nao-se-conhece/">A ministra Cármen Lúcia falou com o redator-chefe Policarpo Junior por videoconferênci</a>a; ela não pode estar presente no evento, em São Paulo, por causa das consequências da greve dos caminhoneiros - 29/05/2018 <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/carmen-lucia-nao-se-reivindica-o-que-nao-se-conhece/">A ministra Cármen Lúcia falou com o redator-chefe Policarpo Junior por videoconferênci</a>a; ela não pode estar presente no evento, em São Paulo, por causa das consequências da greve dos caminhoneiros - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-cacc81rmen-lucc81cia-presidente-do-stf-redator-chefe-de-veja-policarpo-junior-8848.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![O tema desta edição do evento foi 'Educação: Saber é Poder'; Marjo Kyllönen, secretária de educação de Helsinque, foi uma das entrevistadas - 29/05/2018 O tema desta edição do evento foi 'Educação: Saber é Poder'; Marjo Kyllönen, secretária de educação de Helsinque, foi uma das entrevistadas - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-marjo-kyllocc88nen-secretacc81ria-de-educaccca7acc83o-de-helsinque-redatora-chefe-de-veja-thaicc81s-oyama-8045.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Marjo Kyllönen foi entrevistada pela redatora-chefe Thaís Oyama; <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/educacao-multidisciplinar-aproxima-criancas-da-escola-diz-especialista/">ela afirmou que a multidisciplinaridade aproxima as crianças da escola</a> - 29/05/2018 Marjo Kyllönen foi entrevistada pela redatora-chefe Thaís Oyama; <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/educacao-multidisciplinar-aproxima-criancas-da-escola-diz-especialista/">ela afirmou que a multidisciplinaridade aproxima as crianças da escola</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-marjo-kyllocc88nen-secretacc81ria-de-educaccca7acc83o-de-helsinque-redatora-chefe-de-veja-thaicc81s-oyama-8040.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![O guru e líder espiritual Sri Prem Baba falou sobre a inteligência emocional na escola - 29/05/2018 O guru e líder espiritual Sri Prem Baba falou sobre a inteligência emocional na escola - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-sri-prem-baba-guru-licc81der-espiritual-editora-de-veja-ana-clara-costa-8102.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Em entrevista à editora Ana Clara Costa, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/sri-prem-baba-crianca-nao-e-respeitada-em-sua-sabedoria-nata/">Prem Baba afirmou que 'criança não é respeitada em sua sabedoria nata'</a> - 29/05/2018 Em entrevista à editora Ana Clara Costa, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/sri-prem-baba-crianca-nao-e-respeitada-em-sua-sabedoria-nata/">Prem Baba afirmou que 'criança não é respeitada em sua sabedoria nata'</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-sri-prem-baba-guru-licc81der-espiritual-editora-de-veja-ana-clara-costa-8102-1.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Em seguida, Angela Dannemann, CEO da Fundação Itaú Social, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/para-especialista-executivo-nao-implementa-politicas-publicas-de-educacao/">conversou sobre o tema 'Como engajar a sociedade na causa do ensino'</a> - 29/05/2018 Em seguida, Angela Dannemann, CEO da Fundação Itaú Social, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/para-especialista-executivo-nao-implementa-politicas-publicas-de-educacao/">conversou sobre o tema 'Como engajar a sociedade na causa do ensino'</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-angela-dannemann-ceo-da-fundaccca7acc83o-itaucc81-social-colunista-de-veja-dora-kramer-8144.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![A entrevista com Angela Dannemann foi conduzida pela colunista Dora Kramer - 29/05/2018 A entrevista com Angela Dannemann foi conduzida pela colunista Dora Kramer - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-angela-de-frente.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Ex-secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro também esteve presente no Amarelas Ao Vivo - 29/05/2018 Ex-secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro também esteve presente no Amarelas Ao Vivo - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-maria-helena-g-de-castro-educadora-e-sociocc81loga-editora-executiva-de-veja-monica-weinbergue-9342.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![A educadora e socióloga foi entrevistada pela editora executiva Monica Weinberg; <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/maria-helena-castro-universidade-esta-distante-das-escolas-publicas/">idealizadora da reforma no Ensino Médio, ela afirmou que as mudanças sofrem resistências no meio acadêmico</a> - 29/05/2018 A educadora e socióloga foi entrevistada pela editora executiva Monica Weinberg; <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/maria-helena-castro-universidade-esta-distante-das-escolas-publicas/">idealizadora da reforma no Ensino Médio, ela afirmou que as mudanças sofrem resistências no meio acadêmico</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-maria-helena-g-de-castro-educadora-e-sociocc81loga-editora-executiva-de-veja-monica-weinbergue-8156.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Marcelo Finger, professor de ciência da computação da USP, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/inteligencia-artificial-nao-substituira-o-professor-diz-especialista/">falou sobre como a inteligência artificial vai mudar o ensino</a> - 29/05/2018 Marcelo Finger, professor de ciência da computação da USP, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/inteligencia-artificial-nao-substituira-o-professor-diz-especialista/">falou sobre como a inteligência artificial vai mudar o ensino</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-marcelo-finger-professor-de-ciecc82ncia-da-computaccca7acc83o-da-usp-editor-de-veja-silvio-navarro-8209.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Marcelo Finger foi entrevistado pelo editor Silvio Navarro - 29/05/2018 Marcelo Finger foi entrevistado pelo editor Silvio Navarro - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-marcelo-finger-professor-de-ciecc82ncia-da-computaccca7acc83o-da-usp-editor-de-veja-silvio-navarro-8218.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![No evento, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/karnal-revolucoes-so-serao-duradouras-se-forem-baseadas-em-educacao/">o professor e historiador Leandro Karnal afirmou que as revoluções só serão duradouras se forem baseadas na educação</a> - 29/05/2018 No evento, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/karnal-revolucoes-so-serao-duradouras-se-forem-baseadas-em-educacao/">o professor e historiador Leandro Karnal afirmou que as revoluções só serão duradouras se forem baseadas na educação</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-leandro-karnal-professor-e-historiador-chefe-de-veja-mauricio-lima-8237.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Karnal foi entrevistado pela redator-chefe Mauricio Lima - 29/05/2018 Karnal foi entrevistado pela redator-chefe Mauricio Lima - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-leandro-karnal-professor-e-historiador-chefe-de-veja-mauricio-lima-8243.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![<a href="https://veja.abril.com.br/educacao/em-favela-do-rio-diretora-de-escola-busca-protagonismo-de-alunos/">A diretora Flávia Rezek contou sua experiência de sucesso em escola localizada numa favela do Rio</a> - 29/05/2018 <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/em-favela-do-rio-diretora-de-escola-busca-protagonismo-de-alunos/">A diretora Flávia Rezek contou sua experiência de sucesso em escola localizada numa favela do Rio</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-flacc81via-rezek-diretora-de-escola-colunista-de-veja-ricardo-noblat-9557.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![A entrevista foi conduzida pelo colunista Ricardo Noblat - 29/05/2018 A entrevista foi conduzida pelo colunista Ricardo Noblat - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-flacc81via-rezek-diretora-de-escola-colunista-de-veja-ricardo-noblat-9583.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![<span>A convite do jornalista, os dois filhos da diretora, Arthur e Ricardo, também estiveram no palco e contaram outras razões para o sucesso do projeto da mãe</span> - 29/05/2018 <span>A convite do jornalista, os dois filhos da diretora, Arthur e Ricardo, também estiveram no palco e contaram outras razões para o sucesso do projeto da mãe</span> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-flacc81via-rezek-diretora-de-escola-colunista-de-veja-ricardo-noblat-9605.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, foi entrevistado sobre o tema "Por que muitas reformas educacionais falham" - 29/05/2018 Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, foi entrevistado sobre o tema "Por que muitas reformas educacionais falham" - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-denis-mizne-diretor-executivo-da-fundaccca7acc83o-lemann-redator-chefe-de-veja-facc81bio-altman-9654.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Ao redator-chefe Fábio Altman, Mizne afirmou que<a href="https://veja.abril.com.br/educacao/denis-mizne-o-brasil-vai-mudar-dentro-da-sala-de-aula/"> investimentos em infraestrutura não são suficientes se professor não souber ensinar</a> - 29/05/2018 Ao redator-chefe Fábio Altman, Mizne afirmou que<a href="https://veja.abril.com.br/educacao/denis-mizne-o-brasil-vai-mudar-dentro-da-sala-de-aula/"> investimentos em infraestrutura não são suficientes se professor não souber ensinar</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-denis-mizne-diretor-executivo-da-fundaccca7acc83o-lemann-redator-chefe-de-veja-facc81bio-altman-9664.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![A última entrevista do Amarelas ao Vivo foi com o casal Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, criadores do canal do YouTube 'Manual do Mundo' - 29/05/2018 A última entrevista do Amarelas ao Vivo foi com o casal Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, criadores do canal do YouTube 'Manual do Mundo' - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-manual-do-mundo-iberecc82-thenocc81rio-e-mariana-fulfaro-editor-de-veja-filipe-vilicic-9685.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Em entrevista ao editor Filipe Vilicic, eles falaram sobre <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/criadores-do-manual-do-mundo-youtube-permite-democratizar-conhecimento/">como a internet democratiza o conhecimento</a> - 29/05/2018 Em entrevista ao editor Filipe Vilicic, eles falaram sobre <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/criadores-do-manual-do-mundo-youtube-permite-democratizar-conhecimento/">como a internet democratiza o conhecimento</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-manual-do-mundo-iberecc82-thenocc81rio-e-mariana-fulfaro-editor-de-veja-filipe-vilicic-9678.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
“O país tem escolas públicas muito boas e, na média, outras com muitas dificuldades. O mesmo acontece nas escolas privadas. Uma parte da elite acha que porque colocou na escola particular, o filho terá educação de primeiro mundo, mas não é assim”, afirma Mizne, que elege a educação básica como prioritária para ser objeto de uma reforma.
Como início de uma mudança, ele vê como necessária a verdadeira implementação da Base Nacional Curricular Comum. O segundo passo deve ser o investimento na formação de professores. “Isso significa mexer em salários, condições de trabalho e enfrentar privilégios.”
Ao citar como exemplos as experiências de países como Chile, Vietnã e Singapura, o advogado demonstra que o foco deve estar na aprendizagem. “Muitas reformas falham, porque, no debate que o país faz, as discussões ficam nas esferas de poder e na mídia, sem olhar para a base. Quando a gente começa a fazer isso de maneira sistemática, a gente colhe resultados.”
Ele ainda não vê a pauta da educação como prioritária para a sociedade, que deve assumi-la como uma questão de Estado e não de governo. “Tolera-se greve em universidades por meses sem aula. Mas se falta combustível, vira mobilização nacional. Estamos dando baixo valor à educação.”