Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Como ingressar nas 20 melhores escolas públicas do país

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas de todo o país. O Ideb é um indicador de qualidade dos ensinos fundamental e médio. O índice avalia a qualidade do ensino no país com base em dados sobre desempenho escolar e aprovação obtidos por meio de avaliações do MEC. VEJA ouviu as melhores escolas públicas de ensino fundamental do país para apurar qual a forma de ingressar nessas instituições.

O primeiro lugar ficou a Escola Municipal Emilio Sendim, localizada em Sobral, no Ceará. A escola obteve nota 9,8 no Ideb e, segundo a diretora Antônia Nilvia Siqueira, para se matricular é necessário ser morador de bairros vizinhos, que são de classe média baixa. A excelente colocação no Ideb, segundo a diretora, se deve a uma série de medidas que envolvem toda a comunidade e os professores. “Priorizamos o trabalho em equipe, a formação, o planejamento, o acompanhamento individual do aluno e focamos em combater a infrequência. Adotamos palestras com pais para fortalecer o vínculo com a escola e há também recreio dirigido com atividades para os alunos”, afirmou ao site de VEJA.

As demais escolas adotam critérios semelhantes para aceitar o aluno, como o zoneamento, quando a instituição pública prioriza os alunos que moram em bairros próximos. Se houver vagas remanescentes, alunos de outras localidades poderão se matricular.

LEIA TAMBÉM:
Ranking das capitais: Curitiba segue no topo; Rio desaponta
Ideb: o ensino médio, que já era ruim, conseguiu piorar

As escolas de aplicação, que são ligadas à universidades públicas, adotam vestibulinhos como critério de seleção de alunos. Entre as vinte melhores instituições públicas do ensino fundamental, há a Escola de Aplicação do Recife e a Escola de Aplicação Professor Chaves, localizada em Nazaré da Mata, Pernambuco.

Há ainda os colégios militares, em QUE as vagas são voltadas para filhos ou dependentes legais de militares. É o caso do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, localizado em Patos de Minas, que opta por deixar as vagas remanescentes para filhos de servidores civis da instituição. Se ainda assim restarem vagas, realiza-se um sorteio entre os alunos – filhos de civis – que se interessaram por aquela instituição e realizaram um cadastro prévio.

Segundo o comandante diretor do Colégio da Polícia Militar de Goiás Edmilson Pereira de Araújo, há uma grande procura pelo colégio. “Um percentual de 50% das vagas do Colégio da Polícia Militar de Goiás é para filhos de militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, os outros 50% são reservados para civis. Em 2009, a prova foi extinta e, desde então, muita procura por vagas aqui. Já chegamos a registrar 20 alunos por vaga”.

Outras escolas públicas não adotam critério específico. “Analisamos nosso quadro e aceitamos os alunos, não há seleção por prova ou zoneamento. Se há vaga, o aluno pode se matricular em nossa escola”, afirma o agente administrativo Caio Moreira, da Escola Estadual Francisco Severo de Araujo, que obteve nota 9,6 no Ideb e ocupa o segundo lugar da lista.

Confira a lista com as 20 melhores escolas públicas do ensino fundamental, segundo o Ideb:

Ensino Fundamental – Anos Iniciais/Rede Municipal
Emilio Sendim – Sobral/CE – 9,8
Francisco Severo de Araujo (EEF)- Massapê/CE – 9,6
Francisco Rufino (EEF) – Novo Oriente/CE – 9,5
Escola Municipal Adolpho Bartsch – Joinville/SC – 8,9
Álvaro de Almeida Professor (EMEF) – Valparaíso/SP – 8,6

Ensino Fundamental – Anos Iniciais/Rede Estadual
Engenheiro Marcio Aguiar da Cunha (EE) – Ipatinga/MG -8,4
Doutor Arthur Bernardes (EE) – Sete Lagoas/MG – 8,3
Teodomiro Caldeira Leão (EE)- Aricanduva/MG – 8,3
Professora Carlota de Negreiros Rocha – Marília/SP – 8,3
Escola Estadual Professor Gilberto Mestrinho – Beruri/AM – 8,2

Ensino Fundamental – Anos Finais/Rede Municipal
Coração de Jesus (EMEIF) – Coreaú/CE – 7,4
Antônio de Paula Pessoa Figueiredo (EEF) – Massapê/CE – 7,3
Escola Municipal Pastor Hans Muller – Joinville/SC – 7,2
Santa Cruz (EMEF) – Farroupilha/RS – 7,2
Professora Maria Glaucineide Firmiano da Silva (EEIF) – Pentecoste/CE – 7,0
Francisco Alvares Florence (EMEF) – Novo Horizonte/SP – 7,0

Ensino Fundamental – Anos Finais/Rede Estadual
Escola de Aplicação do Recife (Fcap-UPE) – Recife/PE – 8,5
Colégio Tiradentes Polícia Militar de Minas Gerais – Patos De Minas/MG – 7,2
Colégio da Polícia Militar de Goiás – Unidade Dr. Cezar Toledo – Anápolis/GO – 7,2
Escola de Aplicação Professor Chaves Nazaré da Mata/PE – 6,9

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Cleurivan Silva Silva

    Gostaria de parabenizar pelo levantamento do IDEB, mais também ressaltar que trabalho na Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga CMPM IV, em Manaus, e alcançamos 8,3 no IDEB Anos Iniciais, e não constamos na publicação, gostaria de uma resposta, no aguardo.

    Curtir