Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ranking das capitais: Curitiba segue no topo; Rio desaponta

O novo levantamento do MEC traz Palmas, Fortaleza e Manaus na frente e Rio de Janeiro e Porto Alegre nas últimas posições

Os resultados do Ideb mostram que os maiores avanços gerais ocorreram na 5ª série – 8 pontos em matemática e 12 pontos em língua portuguesa. Uma análise do desempenho do aprendizado nas capitais nas duas disciplinas revela que, embora Curitiba permaneça consistentemente na ponta em todos os rankings, Nordeste, Norte e Centro-Oeste deixaram para trás as áreas desenvolvidas e apresentam as melhoras mais significativas.

Em duas comparações, uma de longo prazo (entre 2005 e 2015) e outra de curto prazo (entre 2013 e 2015), as estrelas entre as capitais são Palmas, Fortaleza e Manaus. Além de estarem no grupo que aumentou mais de quarenta pontos na década, tanto em matemática quanto em português, as três também apresentam elevação de mais de dez pontos (acima da média, que foi oito) na primeira disciplina e de mais de quinze na segunda, no período mais recente. “Isso demonstra que nesses municípios o ganho vem sendo consistente”, diz o especialista em educação João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto.

Leia também
Ensino Médio: Ideb mostra que o já era ruim conseguiu piorar
Que país é esse? Brasil está perdendo a corrida global dentro da sala de aula

Oliveira também chama a atenção para quatro capitais, igualmente distantes das áreas mais desenvolvidas, que só mostram avanço agora, entre 2013 e 2015 – Salvador, Vitória, Porto Velho e Belém. “São casos interessantes porque refletem políticas dos atuais prefeitos”, observa. Na outra ponta da tabela, ressalta-se a queda de desempenho no Rio de Janeiro e, no prazo mais longo, o crônico e agudo resultado medíocre de Porto Alegre em língua portuguesa e de Campo Grande e João Pessoa em matemática.

matematica_01

matematica_02

matematica_03

portugues_01

portugues_02

 

 

 

 

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Rafael Massignam

    A famosa Pátria Educadora!

    Curtir

  2. Micky Oliver

    O PT EDUCOU MUITO O ZÉ POVINHO NESSES 13 ANOS DE DESGOVERNO!

    Curtir

  3. Mauri Marcos Luciano Frankeiwicz

    Façam as contas, todo ano tem um mês de greve, então o aluno da escola pública deixou de estudar 9 meses durante o ensino básico (9 anos), ele perdeu 1 ano de estudo, não tem como comparar com o japonesinho que ralou a vida toda, porque não tem PT no Japão. Viva o Japão….

    Curtir