Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vietnã eleva embarques de café em fevereiro

SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – O Vietnã revisou nesta segunda-feira para cima o volume de exportação de café em fevereiro para 202 mil toneladas (ou 3,37 milhões de sacas), alta de 40,3 por cento ante o mesmo mês do ano anterior, de acordo com informações da alfândega.

Anteriormente, o governo havia estimado exportações de 180 mil toneladas em fevereiro.

Mas os embarques efetivamente realizados em janeiro e fevereiro recuaram 12,6 por cento ante o mesmo período do ano anterior, para 313,7 mil toneladas, apontou o departamento alfandegário, que é parte do Ministério das Finanças, segundo relatório obtido pela Reuters nesta segunda-feira.

A revisão de fevereiro para os embarques do Vietnã, o segundo produtor de café após o Brasil, está levemente acima das expectativas do mercado.

O aumento da oferta do Vietnã, o maior produtor global de café robusta, poderia suavizar os preços no mercado londrino.

O volume revisado do Vietnã indica exportações de 572,7 mil toneladas, ou 9,55 milhões de sacas, entre outubro de 2011 e fevereiro de 2012, queda de 11,8 por cento ante o mesmo período anterior.

O total exportado pelo país asiático indica que os estoques do Vietnã somam pelo menos 11 milhões de sacas, considerando uma produção de 20,6 milhões de sacas, de acordo com pesquisa da Reuters.

A Organização Internacional de Café, no entanto, estima uma safra menor para o Vietnã em 2011/12, de 17,5 milhões de sacas.

(Por Ho Binh Minh)