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Vendas no varejo sobem 8,9% no ano até novembro

Segundo IBGE, as vendas avançaram 0,3% apenas no penúltimo mês do ano e acumularam alta de 8,6% nos últimos doze meses

Por Da Redação
15 jan 2013, 08h44
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  • As vendas no comércio varejista brasileiro perderam fôlego em novembro, ao avançarem 0,3% ante outubro, registrando elevação de 8,4% em relação a igual mês de 2011, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Com isso, no acumulado do ano, o volume de vendas cresceu 8,9%, segundo o instituto e, nos últimos doze meses, o volume de vendas aumentou 8,6%. Em outubro, as vendas haviam subido 0,8% em comparação a setembro e 9,2% ante o mesmo mês de 2011, o que mostra a diminuição do ritmo no penúltimo mês do ano e pode sinalizar que a recuperação da atividade econômica ainda continuava difícil no final de 2012.

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    Mesmo assim, os resultados vieram pouco acima do previsto por analistas, que esperavam, em média, uma expansão mensal de 0,2% em novembro e, sobre o mesmo mês do ano anterior, de 8,3%. Em termos de receita nominal, as vendas varejistas cresceram 0,8% entre outubro e novembro, 13,7% em comparação a novembro de 2011, 12,5% no acumulado de 2012 e 12,2% na soma dos últimos doze meses.

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    Segundo o IBGE, cinco das oito atividades que compõem o índice registraram crescimento sobre o mês anterior, com destaque para Outros artigos de uso pessoal e doméstico (alta de 4,2%, ante 3,9% vista em outubro) e Tecidos, vestuário e calçados (2,1%, frente queda de 2,1%).

    O grupo Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou alta mensal de 0,6% em novembro, ante 0,4% em outubro. Na ponta oposta, o destaque ficou para o grupo Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com queda de 11,4%, ante alta de 18,8% em outubro. Na comparação anual, ainda segundo o IBGE, sete das oito atividades registraram expansão, com destaque para Outros artigos de uso pessoal e doméstico (18,2%).

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    O comércio varejista ampliado – que inclui as atividades de veículos, motos, peças e material de construção – registrou queda de 1,2% no volume de vendas entre outubro e novembro – depois de avançar 5% no período anterior – e diminuição de 0,1% na receita nominal na mesma base de comparação, revertendo os resultados positivos do mês anterior. Neste caso, o destaque foi o segmento de Veículos e motos, partes e peças, com queda mensal de 5%.

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    Já em relação a novembro de 2011, tanto o volume de vendas quanto a receita registraram resultados positivos, de 7,2% e de 9,4%, respectivamente. No acumulado de janeiro a novembro, o volume de vendas nesse comércio aumentaram 8,4%, enquanto a receita subiu 9,7%. Nos últimos doze meses a alta de ambos os indicadores foram mais tímidas, de 8% (volume) e 9,4% (receita). Os dados já levam em conta os ajustes sazonais.

    Em meio a uma persistente desaceleração no ritmo de crescimento de vendas, as principais varejistas brasileiras devem manter a aposta em planos de expansão orgânica agressivos para 2013, apesar de algumas não terem cumprido as metas traçadas no último ano.

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    (com agência Reuters)

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