Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Rede de pet shops lança sistema para cachorro fazer compras on-line

E-commerce da Petz utiliza reconhecimento facial de cães para medir nível de interesse por brinquedos

Por Larissa Quintino Atualizado em 4 jun 2024, 16h22 - Publicado em 30 abr 2019, 08h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Petz, rede de pet shops, lançou em seu site uma nova forma de fazer compras para cachorro. No pet-commerce, a ideia é que o próprio bicho escolha o brinquedo de que mais gosta, em uma loja on-line, e coloque no carrinho.

    Para que o cachorro possa fazer compras, foi desenvolvido um sistema de reconhecimento facial e inteligência artificial que capta o interesse do cão pelos brinquedos, bolinhas e pelúcias que forem apresentados na plataforma. Se for detectada reação positiva, o item vai para o carrinho. Depois disso, cabe ao dono comprar ou não o item escolhido pelo animal.

    A tecnologia, que levou cerca de seis meses de desenvolvimento, foi feita analisando fotos de milhares de animais de diversas raças e desenvolvida com adestradores, para que o sistema pudesse identificar as reações dos cachorros, segundo Félix del Valle, Vice-Presidente de criação a Ogilvy Brasil, empresa responsável pelo projeto. De acordo com a companhia, a ação é inédita em todo o mundo. A Petz não revela o valor investido para o desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial e a criação do e-commerce interativo. 

    “A ligação entre o tutor e o seu cão pode acontecer de diversas formas. Entendemos quem faz festa de aniversário para o animal de estimação, quem conversa com ele. O amor por um pet não tem limites e o pet-commerce é a prova disso”, diz Sergio Zimerman, presidente da Petz. Apesar de ser apontada como uma ferramenta importante para atrair mais clientes para o e-commerce, a empresa não fez uma estimativa sobre a taxa de conversão da ação em vendas. 

    Continua após a publicidade

    Atualmente, o cachorro pode escolher entre quarenta produtos. Todos são brinquedos. Segundo Del Valle, a ideia é ampliar o número de itens e futuramente desenvolver opções para gatos. “O objetivo principal é estimular um momento divertido entre o cachorro e o tutor. E assim, mostrar as preferências do animal”, afirmou.

    Como funciona

    Para que o cachorro possa utilizar a ferramenta, é preciso que o animal esteja em frente a um dispositivo eletrônico – computador, tablet ou celular- com a câmera ligada. O dono então escolhe qual categoria de produtos deseja mostrar para o cachorro (brinquedos, bolinhas ou pelúcias) e vídeos de cada um dos produtos são apresentados.

    O sistema de inteligência artificial consegue identificar o nível de interesse para a compra de determinado produto graças à expressão corporal do cachorro quando vê e ouve o item na tela do computador ou celular. O interesse é representado por um gráfico de ossinhos que vão sendo preenchidos. Quando há grande interesse do cachorro, o produto vai direto para o carrinho de compras. 

    Del Valle explica que, para que os usuários caninos possam identificar o produto, os itens são apresentados em uma escala de amarelo e azul, cores que os cachorros enxergam. Além disso, os animais não prestam atenção em imagens estáticas. Por isso, os produtos são apresentados em vídeos. O áudio também foi ajustado para que os cachorros consigam perceber melhor o som do produto e associem a brincadeira. Portanto, é necessário que o som do aparelho esteja ligado. 

    Continua após a publicidade

    O valor do produto só aparece no carrinho. “Isso acontece para que a experiência seja mais orgânica. É o cachorro que escolhe, e você, no papel de tutor, como os pais fazem com as crianças, decide o que levar ou não. No carrinho, também é possível ver outros itens relacionados, conforme o interesse que o cachorro demostrou.

    Segundo Leonardo Ogata, adestrador e profissional que participou do desenvolvimento da inteligência artificial, para utilizar o sistema é ideal que o cachorro esteja em um momento tranquilo. “Se o dono acabou de chegar em casa e o cachorro estiver com muita energia, será difícil que ele preste atenção e use. O ideal é que o animal e o dono estejam tranquilos. Não há necessidade de pegá-lo no colo ou segurar a cabeça, o que pode até causar irritação. Basta colocar a câmera bem de frente para que o equipamento possa captar da melhor forma possível as reações do pet”, orientou.

    Resultado do teste

    A reportagem testou a ferramenta, que já está disponível no site da Petz. Ronda, uma vira-lata de sete meses, foi colocada na frente à tela do celular e foram mostrados para ela quinze produtos. Desses, a plataforma detectou reação positiva em seis, que foram colocados no carrinho.

    Ao ver um leão de pelúcia com barulhos no vídeo, a cachorrinha saiu correndo para buscar um brinquedo semelhante ao que já tem. Em outros momentos, ao ouvir barulhos dos brinquedos, Ronda olhava para a tela. Em alguns itens, ela perdeu o interesse rapidamente. Em outros, chegou a lamber a tela do aparelho. Os produtos selecionados pela cachorrinha custam entre 15,99 reais e 39,99 reais. O total da compra, caso fosse fechada, seria de 192,66 reais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.