Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

PIB da zona do euro cresce apenas 0,1% no 3º trimestre

Resultado foi ajudado pela expansão da economia alemã, mas pesaram os dados de crescimento da França e da Itália

Por Da Redação 14 nov 2013, 09h54

A economia da zona do euro cresceu apenas 0,1% no terceiro trimestre deste ano na comparação com os três meses imediatamente anteriores. Apesar da alta, o dado mostra que a recuperação econômica da região desacelerou mais que o esperado, pressionada pela contração da produção na França e na Itália. Contudo, o dado veio positivo devido ao crescimento econômico na Alemanha, ainda que o indicador tenha representado desaceleração ante o segundo trimestre.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, a economia da zona do euro encolheu 0,4%, após recuar 0,6% no segundo trimestre.

Leia também:

Inflação perde força e BCE reduz juros para mínima recorde

Índice de confiança na zona do euro tem maior nível em 30 meses

Continua após a publicidade

Número de desempregados na Alemanha atinge maior nível desde 2011

Analistas consultados pela Reuters esperavam que o crescimento nos dezessete países que compartilham o euro desacelerasse apenas a 0,2% na comparação trimestral. No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro teve alta de 0,3%, a primeira expansão em dezoito meses.

Países – Segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Eurostat, a Alemanha anunciou um crescimento ajustado de 0,3% no terceiro trimestre. Também mostrou expansão o PIB de Portugal, que avançou 0,2% no terceiro trimestre.

Já a economia da França teve retração de 0,1% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, depois de ter saído da recessão no período de abril a junho. O resultado ruim também foi observado na Itália, que não surpreendeu o mercado e teve queda de 1,9% no PIB no terceiro trimestre deste ano.

(com Estadão Conteúdo e Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade