Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nova guerra do fast food: McDonald’s aciona Habib’s no Conar

Rede de lanchonetes americana pede suspensão de dois comerciais por uso indevido de marca registrada, concorrência desleal e propaganda antiética

Por Felipe Machado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 out 2016, 16h43 - Publicado em 21 out 2016, 16h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O McDonald’s entrou na última sexta-feira com uma representação no Conselho Nacional de Representação Publicitária (Conar) contra duas propagandas do concorrente Habib’s. A rede de lanchonetes americana argumenta que duas peças publicitárias, veiculadas em julho e setembro deste ano, têm três problemas: uso indevido de marca registrada, concorrência desleal e propaganda antiética.

    Publicidade

    Os comerciais, feitos para promover um sanduíche de frango e os beirutes do Habib’s, respectivamente, envolvem um palhaço, que o McDonald’s considera como uma referência ao seu personagem Ronald McDonald. A rede pede a suspensão dos anúncios.

    Publicidade

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=0oMnqhatSkg%5D

    Continua após a publicidade

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=XIoMwaj9VIo%5D

    Publicidade

    O Conar estima que o processo será julgado entre novembro e dezembro deste ano. A entidade não tem poder legal nem de aplicar multas, e a pena máxima que pode ser aplicada é fazer uma divulgação pública condenando as atitudes da empresa julgada.

    Procurado pelo site de VEJA, o McDonald’s emitiu nota dizendo que não comenta sobre processos em andamento, “mas reforça o respeito pelo cumprimento das regras publicitárias”. O Habib’s disse ter conhecimento da representação em questão e informa que seguirá todas as etapas do processo de avaliação e respeitará a decisão.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.