Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Governo eleva para 5 anos IOF sobre captação externa

BRASÍLIA, 12 Mar (Reuters) – O governo anunciou nesta segunda-feira a elevação para cinco anos do prazo para incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre empréstimos no exterior. O prazo foi ampliado onze dias depois de o governo aumentar para três anos o período médio de contratação de linha de financiamento. O objetivo é conter a entrada de capital de curto prazo no país que favoreça a valorização do real em relação ao dólar. Uma fonte da equipe econômica informou que houve a necessidade de estender o prazo diante da constatação de que o prazo anterior não tinha eficácia porque as empresas buscam créditos mais longos. O prazo de três anos não teve efeito desestimulante esperado.

FOCUS-Mercado prevê queda maior da Selic neste ano

SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – Poucos dias depois de o Comitê de Política Monetária do Banco Central ter feito um corte mais forte da taxa básica de juro, o mercado financeiro diminuiu suas previsões para a taxa Selic neste ano e em 2013, mostrou o relatório Focus do BC nesta segunda-feira. O mercado estima que a Selic cairá para 9,50 por cento em abril e para 9 por cento em maio, permanecendo nesse patamar até o fim do ano. A previsão anterior era de Selic em 9,50 por cento no fim do ano. Para 2013, a previsão é que a taxa terminará o ano em 10 por cento, ante 10,50 por cento no relatório da semana passada.

Perspectivas para zona do euro mostram sinais de esperança–OCDE

PARIS, 12 Mar (Reuters) – A zona do euro está mostrando sinais hesitantes de melhora, conforme a última leitura da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgada nesta segunda-feira. O principal indicador da OCDE, uma medida que busca sinalizar os pontos de virada da atividade econômica, subiu para a zona do euro em janeiro e também ficou positivo na Grã Bretanha, somando 0,2 ponto percentual no bloco monetário comum e 0,1 ponto percentual na Grã Bretanha.

Qualicorp precifica oferta secundária de ações em 12 de abril

SÃO PAULO (Reuters) – A Qualicorp, empresa de planos de saúde, vai precificar sua oferta secundária de ações em 12 de abril, segundo informações disponíveis em prospecto preliminar da operação enviado à Comissão de Valores Mobiliários. A empresa já havia revelado no final de fevereiro que alguns acionistas planejavam uma oferta pública para vender ações que detinham da companhia.

IAG oferece concessões à UE por aval de compra da bmi

BRUXELAS, 12 Mar (Reuters) – A IAG, que reúne British Airways e Iberia, ofereceu concessões para reguladores antitruste da União Europeia buscando conseguir aprovação para a compra da bmi, unidade britânica da Lufthansa, disse nesta segunda-feira a Comissão Europeia. A CE, que atua para manter o padrão de concorrência para os 27 países da União Europeia, não detalhou as concessões, em linha com a política que geralmente adota.

OSX assina contrato de US$732 mi para construir 11 navios-tanque

RIO DE JANEIRO, 12 Mar (Reuters) – A OSX vai construir 11 navios-tanque para a Kingfish, em um contrato de 732 milhões de dólares, informou nesta segunda-feira a empresa de estaleiros do grupo EBX, do empresário Eike Batista. O contrato entre OSX e Kingfish prevê entregas até 2017, na Unidade de Construção Naval do Açu, no Estado do Rio de Janeiro, segundo comunicado.

Volkswagen diz que custos com tecnologia limitarão lucro em 2012

WOLFSBURG, Alemanha, 12 Mar (Reuters) – A busca da Volkswagen por lucros recordes pode ter que esperar um pouco neste ano, à medida que a maior montadora da Europa investe em uma reformulação de sua tecnologia. A VW tem uma meta de chegar ao recorde de 11,3 bilhões de euros (14,8 bilhões de dólares) no lucro operacional em 2012 antes de desejar outro aumento em 2013, disse a companhia em seu relatório anual publicado nesta segunda-feira. A receita pode superar a do ano passado, de 159,3 bilhões de euros, em 2012 e 2013.

Tráfego em aeroportos da BAA sobe com demanda por voos ao Brasil

LONDRES, 12 Mar (Reuters) – O tráfego em aeroportos operados pela BAA cresceu em 2,5 por cento em fevereiro na comparação com o mesmo período há um ano, com Heathrow, em Londres, se beneficiando de um forte aumento na demanda de voos para o Brasil. A BAA, maior operadora britânica de aeroportos e cujo sócio majoritário é o grupo espanhol de infraestrutura Ferrovial, informou nesta segunda-feira que seus aeroportos movimentaram 7,3 milhões de passageiros no mês passado. O número foi inflado por um dia útil a mais em fevereiro, devido ao ano bissexto.

Aéreas pedem mudança em programa de emissão de carbono da UE

LONDRES/PARIS, 12 Mar (Reuters) – Os altos executivos da Airbus e um grupo europeu formado pelas principais companhias aéreas e por fabricantes de motores pediram a líderes políticos que resolvessem o crescente impasse envolvendo o encargo sobre emissões de carbono introduzido recentemente pela União Europeia. O grupo afirmou que a retaliação por parte da China e de outros países ao programa da UE está resultando em sérias consequências para o setor aéreo da região, de acordo com um comunicado da Airbus.

Preços no atacado da Alemanha sobem 1% em fevereiro

BERLIM, 12 Mar (Reuters) – Os preços no atacado da Alemanha aumentaram 1 por cento em fevereiro na comparação com janeiro, informou a Agência de Estatísticas Federal nesta segunda-feira. Em relação a fevereiro do ano passado, o aumento foi de 2,6 por cento. Em janeiro, os preços no atacado alemão haviam registrado elevação mensal de 1,2 por cento.