Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Governo eleva para 5 anos IOF sobre captação externa

BRASÍLIA, 12 Mar (Reuters) – O governo anunciou nesta segunda-feira a elevação para cinco anos do prazo para incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre empréstimos no exterior. O prazo foi ampliado onze dias depois de o governo aumentar para três anos o período médio de contratação de linha de financiamento. O objetivo é conter a entrada de capital de curto prazo no país que favoreça a valorização do real em relação ao dólar. Uma fonte da equipe econômica informou que houve a necessidade de estender o prazo diante da constatação de que o prazo anterior não tinha eficácia porque as empresas buscam créditos mais longos. O prazo de três anos não teve efeito desestimulante esperado.

FOCUS-Mercado prevê queda maior da Selic neste ano

SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – Poucos dias depois de o Comitê de Política Monetária do Banco Central ter feito um corte mais forte da taxa básica de juro, o mercado financeiro diminuiu suas previsões para a taxa Selic neste ano e em 2013, mostrou o relatório Focus do BC nesta segunda-feira. O mercado estima que a Selic cairá para 9,50 por cento em abril e para 9 por cento em maio, permanecendo nesse patamar até o fim do ano. A previsão anterior era de Selic em 9,50 por cento no fim do ano. Para 2013, a previsão é que a taxa terminará o ano em 10 por cento, ante 10,50 por cento no relatório da semana passada.

Hypermarcas prioriza geração de caixa para voltar a crescer

SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – Após sofrer os efeitos da desaceleração generalizada de consumo, intensificada pela adoção de uma nova política comercial, a Hypermarcas considera estar no caminho para voltar a crescer com rentabilidade. “O foco agora é gerar caixa e reduzir o endividamento”, disse o presidente-executivo da companhia, Cláudio Bergamo, em teleconferência nesta segunda-feira. “A grande meta é promover o crescimento orgânico e rentável com geração de caixa”, acrescentou, destacando a continuidade dos investimentos na consolidação das operações.

Perspectivas para zona do euro mostram sinais de esperança–OCDE

PARIS, 12 Mar (Reuters) – A zona do euro está mostrando sinais hesitantes de melhora, conforme a última leitura da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgada nesta segunda-feira. O principal indicador da OCDE, uma medida que busca sinalizar os pontos de virada da atividade econômica, subiu para a zona do euro em janeiro e também ficou positivo na Grã Bretanha, somando 0,2 ponto percentual no bloco monetário comum e 0,1 ponto percentual na Grã Bretanha.

Espanha prepara corte de gastos em saúde e educação

MADRI, 12 Mar (Reuters) – O novo governo de centro-direita da Espanha iniciará suas mais sensíveis medidas de austeridade até agora -cortes de gastos em saúde e educação nas regiões autônomas do país- assim que transpuser o obstáculo de uma eleição local no final de março. Cortes em serviços sociais devem deflagrar protestos de rua, na medida em que a Espanha luta para poupar pelo menos 30 bilhões de euros neste ano para atingir as duras metas europeias de redução de déficit, enquanto a economia encolhe e quase um entre quatro espanhóis estão desempregados.

Qualicorp precifica oferta secundária de ações em 12 de abril

SÃO PAULO (Reuters) – A Qualicorp, empresa de planos de saúde, vai precificar sua oferta secundária de ações em 12 de abril, segundo informações disponíveis em prospecto preliminar da operação enviado à Comissão de Valores Mobiliários. A empresa já havia revelado no final de fevereiro que alguns acionistas planejavam uma oferta pública para vender ações que detinham da companhia.

Boa oferta fará preços dos alimentos caírem em 2012, diz FAO

MILÃO, 12 Mar (Reuters) – Os preços globais dos alimentos devem cair este ano, ficando menos voláteis, após fortes aumentos em 2011, devido à melhor oferta de grãos, o que deve ajudar a aliviar os temores de inflação, disse uma autoridade sênior da agência para alimentos das Nações Unidas (FAO) nesta segunda-feira. Porém os preços dos principais alimentos e commodities agrícolas devem subir nos próximos dez anos, afirmou Abdolreza Abbassian, analista sênior da Organização para Alimentação e Agricultura (FAO), em evento de Alimentos e Agricultura da Reuters.

Exportação de carne suína do Brasil cai quase 5% em fevereiro

SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – As exportações de carne suína no Brasil registraram queda de 4,95 por cento em volume em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2011, e de 5,02 por cento em receita, informou a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) nesta segunda-feira. As exportações em fevereiro do Brasil somaram 37,1 mil toneladas, o equivalente a 95,5 milhões de dólares.

Brasil já colheu quase metade da área de soja, diz AgRural

SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – Com o tempo mais seco na semana passada, a colheita de soja do Brasil da temporada 2011/12 avançou na maior parte do país, já tendo sido realizada em quase metade da área produtora, informou a AgRural nesta segunda-feira. Por outro lado, aquelas áreas em estágios de desenvolvimento voltaram a sentir a escassez de chuvas, que já provocou uma quebra de safra expressiva em 11/12 -a AgRural estima uma colheita de 68 milhões de toneladas, cerca de 5 milhões abaixo do número inicial da consultoria.

Vietnã eleva embarques de café em fevereiro

SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – O Vietnã revisou nesta segunda-feira para cima o volume de exportação de café em fevereiro para 202 mil toneladas (ou 3,37 milhões de sacas), alta de 40,3 por cento ante o mesmo mês do ano anterior, de acordo com informações da alfândega. Anteriormente, o governo havia estimado exportações de 180 mil toneladas em fevereiro.