Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Pimentel vai ao México negociar acordo automotivo

BRASÍLIA, 12 Mar (Reuters) – O ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, viaja ao México na terça-feira para retomar as negociações de uma possível revisão do acordo automotivo entre os dois países, informou o ministério nesta segunda-feira. Desde a semana passada, as duas maiores economias da América Latina têm trocado correspondências com propostas de revisão, mas um acordo ainda parece longe de ser alcançado, principalmente depois que o Brasil exigiu a criação de um mecanismo de quotas para a importação de veículos do México.

Governo eleva IOF para captação externa de até 5 anos

BRASÍLIA, 12 Mar (Reuters) – O governo endureceu mais uma vez diante do que chama “guerra cambial” e anunciou nesta segunda-feira que o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) com alíquota de 6 por cento passará a valer também para os empréstimos no exterior com prazos de três a cinco anos. A medida, segundo o Ministério da Fazenda, tem caráter prudencial para reduzir a entrada de capital especulativo no país. Em nota, a pasta informou que a ação reforça a “decisão (do governo federal) de reduzir o fluxo de capital especulativo que entra no país para obter ganhos com a diferença entre os juros praticados nos países avançados e a taxa básica de juros brasileira”, informou o Ministério da Fazenda em nota.

FOCUS-Mercado prevê queda maior da Selic neste ano

SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – Poucos dias depois de o Comitê de Política Monetária do Banco Central ter feito um corte mais forte da taxa básica de juro, o mercado financeiro diminuiu suas previsões para a taxa Selic neste ano e em 2013, mostrou o relatório Focus do BC nesta segunda-feira. O mercado estima que a Selic cairá para 9,50 por cento em abril e para 9 por cento em maio, permanecendo nesse patamar até o fim do ano. A previsão anterior era de Selic em 9,50 por cento no fim do ano. Para 2013, a previsão é que a taxa terminará o ano em 10 por cento, ante 10,50 por cento no relatório da semana passada.

Petróleo nos EUA fecha em queda com pessimismo sobre China

Nova York, 12 Mar (Reuters) – Os futuros de petróleo negociados em Nova York recuaram pela primeira vez em quatro sessões nesta segunda-feira, como resultado de dados econômicos pessimistas de China e Itália, que levantaram preocupações sobre a demanda de petróleo. Também contribuíram para a queda os esforços para resolver a questão do programa nuclear iraniano, movimentos que podem impedir ruptura no fornecimento de petróleo.

ANÁLISE-Chevron mantém aposta arriscada na América Latina

RIO DE JANEIRO, 12 Mar (Reuters) – George Buck, norte-americano que comanda as operações da Chevron no Brasil, tem sido frequentemente escoltado por advogados nos últimos dias. Desde novembro, quando a segunda maior petrolífera norte-americana derramou ao menos 2.400 barris de petróleo na costa brasileira, os advogados ajudaram Buck a navegar pelo sistema legal, algumas vezes atuando como tradutores de português e consultores culturais.

Preços do etanol anidro e hidratado seguem firmes, diz Cepea

SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – A oferta menor de etanol pelas usinas neste período de entressafra e demanda aquecida ajudaram a manter os preços do etanol sustentados na semana passada em São Paulo, apontou relatório semanal do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. O preço ficou mais firme tanto para o hidratado como para o anidro, face ao crescimento das vendas de gasolina C, que recebe a mistura de etanol.

Plantio de milho 2a safra avança com condições ideais–Céleres

SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – O plantio do milho segunda safra está avançado e atingiu 73,3 por cento da área prevista para esta temporada, em função do clima favorável em grande parte das regiões produtoras do Brasil na última semana, apontou relatório consultoria Céleres desta segunda-feira. O avanço foi de mais de 13 pontos percentuais em relação aos 60 por cento da semana anterior. No mesmo período do ano passado, os produtores haviam semeado 63 por cento da área esperada no ciclo 2010/11.

FAO vê preços de alimentos em queda no ano por oferta, diz FAO

MILÃO, 12 Mar (Reuters) – Os preços globais dos alimentos devem cair este ano, ficando menos voláteis, após fortes aumentos em 2011, devido à melhor oferta de grãos, o que deve ajudar a aliviar os temores de inflação, disse uma autoridade sênior da agência para alimentos das Nações Unidas (FAO) nesta segunda-feira. Porém os preços dos principais alimentos e commodities agrícolas devem subir nos próximos dez anos, afirmou Abdolreza Abbassian, analista sênior da Organização para Alimentação e Agricultura (FAO), em evento de Alimentos e Agricultura da Reuters.

ENTREVISTA-Pfizer deve fazer cisão de saúde animal-presidente

LONDRES, 12 Mar (Reuters) – A Pfizer está mais propensa a fazer uma cisão de sua unidade de saúde animal do que vendê-la, refletindo o esperado apelo do investidor, afirmou seu presidente-executivo nesta segunda-feira. Nenhuma decisão final foi tomada, mas Ian Read afirmou à Reuters de que há atrativos claros para os acionistas em uma operação de cisão livre de impostos, que seria a maior da indústria.

Hypermarcas prioriza geração de caixa para voltar a crescer

SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – Após sofrer os efeitos da desaceleração generalizada de consumo, intensificada pela adoção de uma nova política comercial, a Hypermarcas considera estar no caminho para voltar a crescer com rentabilidade. “O foco agora é gerar caixa e reduzir o endividamento”, disse o presidente-executivo da companhia, Cláudio Bergamo, em teleconferência nesta segunda-feira. “A grande meta é promover o crescimento orgânico e rentável com geração de caixa”, acrescentou, destacando a continuidade dos investimentos na consolidação das operações.