Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Iraque aprova contingenciamento de exportações de petróleo

BAGDÁ, 18 Mar (Reuters) – O Iraque aprovou um plano para expandir suas rotas de exportação de petróleo ao incrementar a capacidade de seus campos no Norte e construir um oleoduto para transportar petróleo dos campos do Sul para Ceyhan, na Turquia, disse um porta-voz do governo. O plano de contingenciamento foi criado pelo comitê de energia e economia do governo para lidar com qualquer possível crise caso o Irã obstrua o estreito de Ormuz, o que interromperia cerca de 80 por cento das exportações de petróleo do Iraque.

China quer reformas pró-mercado na economia

PEQUIM, 18 Mar (Reuters) – A China não pode atrasar as difíceis reformas econômicas, afirmou no domingo o vice-premiê, Li Keqiang, ressaltando o esforço da liderança do país para mudanças orientadas ao mercado após a demissão na semana passada de um líder de província ambicioso que queria um papel maior do Estado na economia. Li Keqiang, amplamente considerado o sucessor de Wen Jiabao como primeiro-ministro em uma transição de liderança que começa no final deste ano, prometeu medidas flexíveis para manter o crescimento acelerado e os preços estáveis, com foco no aumento da demanda interna e em reformas estruturais para tornar o crescimento mais estável e equilibrado.

IADB alerta a América Latina; crescimento é visto em 3,6%

MONTEVIDÉU, 18 Mar (Reuters) – A economia da América Latina e do Caribe deve crescer 3,6 por cento neste ano, aquém das recentes taxas de crescimento acima de 5 por cento enquanto a desaceleração da expansão da China, a lenta recuperação econômica dos Estados Unidos e as preocupações sobre a dívida europeia exercem seu peso sobre a economia global. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (na sigla em inglês, IADB), em sua mais recente previsão anual divulgada neste domingo, disse que o futuro da região dependerá em grande parte dos preços de commodities e da demanda de seu maior comprador -a China.

Ex-pastor é eleito presidente alemão, diz porta-voz

BERLIM, 18 Mar (Reuters) – Parlamentares alemães elegeram Joachim Gauck, um ex-pastor luterano e ativista de direitos humanos da Alemanha Oriental comunista, à posição de presidente do maior país da União Europeia neste domingo por uma larga maioria na primeira rodada de votos. Norbert Lammert, porta-voz da Câmara do país, o Bundestag, disse que Gauck, 72, teve 991 votos na assembleia federal de parlamentares federais e regionais que tem o dever de escolher o chefe do Estado alemão, uma posição principalmente cerimonial.

Grupo de escritores chineses processa Apple, diz mídia estatal

PEQUIM, 18 Mar (Reuters) – Um grupo de 22 autores chineses registrou um processo contra o grupo de tecnologia Apple, alegando que sua loja online de aplicativos vende cópias não licenciadas de seus livros, disse a mídia estatal chinesa neste domingo. O grupo, a União dos Direitos de Autores, exigiu no ano passado que a Apple abandonasse a distribuição eletrônica dos livros dos escritores e havia antes persuadido a Baidu, maior ferramenta de busca da China, a parar de publicar o material em seu produto Baidu Library.

Transporte marítimo de minério de ferro na Austrália é retomado

PERTH, 18 Mar (Reuters) – As operações de transporte em Port Hedland, na Austrália, foram retomadas depois que um ciclone tropical passou pelo cinturão de minério de ferro de Pilbara e perdeu força ficando abaixo da intensidade de ciclone e se dirigiu para o interior do país no domingo. Port Hedland, o maior terminal de minério de ferro da região, ficou fechado para ancoragem durante 66 horas, e o porto por um total de 52 horas devido ao ciclone tropical Lua. O ciclone cruzou a costa a cerca de 100 quilômetros ao norte, em uma área pouco povoada no sábado à tarde.

ENTREVISTA-Ajuste fiscal ajudará queda de juro–Miriam Belchior

MONTEVIDÉU, 17 Mar (Reuters) – O controle mais rígido dos gastos do governo seguirá contribuindo para que o Banco Central mantenha sua política de redução da taxa de juros, disse no sábado a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. “O esforço fiscal ficará, como diz nossa presidenta. Nós faremos a parte do esforço fiscal necessária para gerar condições para que o Banco Central possa seguir nesta linha que vem adotando nos últimos meses”, afirmou a ministra em entrevista à Reuters.

Fonte no Goldman Sachs vazou segredos da Apple e Intel–advogado

NOVA YORK, 17 Mar (Reuters) – Uma pessoa do Goldman Sachs Group Inc, que ainda não foi identificada ou acusada em uma ampla investigação norte-americana sobre uso de informação privilegiada em negociações, foi pega em uma escuta telefônica vazando segredos sobre a Intel Corp e a Apple Inc, afirmou o advogado do ex-membro do conselho do banco Rajat Gupta em uma audiência na sexta-feira. O advogado Gary Naftalis, em uma acalorada discussão com o procurador norte-americano Reed Brodsky durante uma audiência pré-julgamento, disse que a pessoa do Goldman vazou informações confidenciais sobre as duas empresas para Raj Rajaratnam, o fundador do fundo de hedge Galleon Group condenado por uso de informação privilegiada no ano passado.

Justiça proíbe executivos da Chevron de deixar o país

RIO DE JANEIRO, 17 Mar (Reuters) – A Justiça Federal do Rio determinou neste sábado que 17 executivos das empresas Chevron e Transocean estão proibidos de deixar o país sem autorização judicial. A decisão foi tomada após pedido do Ministério Público Federal para garantir a investigação de possível acusação criminal pelo vazamento ocorrido em novembro do ano passado em campo de Frade, na bacia de Campos. A Justiça acatou o pedido do Ministério Público, que deve formalizar a denúncia por crime ambiental na próxima semana, segundo um assessor do procurador da República em Campos, Eduardo Santos de Oliveira. George Buck, presidente da empresa no Brasil, e os outro 16 executivos têm 24 horas para entregar seus passaportes à polícia.

Reguladores dos EUA investigam violação de privacidade do Google

17 Mar (Reuters) – A Comissão de Comércio Federal dos EUA está analisando se o Google enganou os consumidores ao plantar os chamados cookies de Internet no navegador da Apple sem o consentimento dos usuários, informou a Bloomberg na sexta-feira citando fontes. A agência está investigando se os cookies permitiram que a empresa direcionasse publicidade para usuários do navegador Safari e também se o Google violou outras regras envolvendo o consentimento dos consumidores.