Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Meirelles diz que rebaixamento da nota do Brasil era esperado

Agência Fitch mudou o rating do país de "BB" para "BB-"

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 23 fev 2018, 18h33 - Publicado em 23 fev 2018, 18h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, realiza palestra no evento 'Almoço com o Empresário', na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), centro da capital fluminense - 02/02/2018
    Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, diz que downgrade se deu em razão da não aprovação da Reforma da Previdência (Tomaz Silva/Agência Brasil)

    O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira, 23, que o rebaixamento da nota de crédito pela agência de classificação de risco Fitch já era esperado, na medida em que acompanha movimento similar feito em janeiro por outra agência, a S&P Global Ratings. Segundo ele, o downgrade se deu principalmente em razão da não aprovação da reforma da Previdência e de outras medidas do ajuste fiscal.

    Publicidade

    Para Meirelles, assim que essas medidas forem aprovadas pelo Legislativo, os ratings anteriores voltarão e poderão até mesmo melhorar no futuro. “Acho que está exatamente dentro das previsões. (…) Já ocorreu a nota da S&P, agora a Fitch tem uma avaliação muito similar, em decorrência daquilo exatamente de não ter havido a aprovação da reforma da Previdência no ano passado e de outras medidas importantes para economia”, afirmou o ministro, em entrevista antes de proferir palestra sobre os desafios da economia em 2018 em evento promovido pelo Lide Ceará.

    Publicidade

    Meirelles afirmou que a justificativa da Fitch sinalizou “claramente” que assim que medidas do ajuste fiscal forem aprovadas, “teremos uma volta normal não só ao rating anterior, mas, tudo indo na direção certa, inclusive, uma melhora do rating no futuro”. 

    Entre as medidas que precisam ser aprovadas, ele citou os projetos de reoneração da folha de pagamento, o aumento da contribuição previdenciária de servidores públicos e a tributação de fundos exclusivos, além da reforma da Previdência.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.