Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

INSS: saiba quando será pago o adiantamento do 13º salário

Governo antecipou a 1ª parcela do abono de Natal para abril para diminuir impacto econômico do coronavírus; pagamento deve começar no dia 24 de abril

Por Larissa Quintino Atualizado em 13 mar 2020, 11h48 - Publicado em 13 mar 2020, 11h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem começar a receber o adiantamento do 13º salário a partir do dia 24 de abril. Na quinta-feira, o Ministério da Economia anunciou a antecipação da 1ª parcela do abono de Natal como uma das medidas para tentar combater o impacto financeiro do Covid-19, causado pelo novo coronavírus.

    Publicidade

    Via de regra, os pagamentos do 13º salário são feitos junto com a folha salarial do mês do adiantamento. Nesse caso, os beneficiários receberão o bônus junto com o benefício de abril, pago entre as duas últimas semanas do mês e a primeira de maio. A liberação é feita conforme o dígito final do cartão e também do valor do benefício, conforme tabela abaixo. Aposentados e pensionistas que ganham um salário mínimo (1.045 reais) recebem primeiro.

    Publicidade

    O valor da primeira parcela do 13º salário é equivalente a metade do salário de benefício. O desconto de imposto de renda é feito na segunda metade, habitualmente paga em novembro. Ao todo, 23 bilhões de reais devem ser liberados com a medida.

    Outras medidas 

    Além da antecipação do 13º salário, o governo decidiu suspender, por 120 dias, a prova de vida dos beneficiários do INSS. A medida deve valer até meados de setembro. Todos os anos, aposentados e pensionistas precisam comprovar ao governo que estão vivos. A medida evita fraudes e pagamento indevido dos benefícios.

    Publicidade

    O governo também irá vai propor ao Conselho Nacional de Previdência Social que reduza os juros máximos do empréstimo consignado de beneficiários do INSS. O crédito para aposentados descontado em folha é o mais barato do mercado e, com juros menores, a expectativa é que os beneficiários peguem mais crédito e possam consumir mais.

    O governo negou, entretanto, que deva liberar uma nova rodada de saque imediato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como uma das medidas de conter o impacto econômico do coronavírus. A movimentação do saque imediato, que libera até 998 reais por conta, vai até o dia  31 de março.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.