Indústrias da zona do euro aceleram em agosto
Dado mostra que a recuperação do bloco ganha força, atingindo o ritmo mais rápido desde maio de 2011

O alto número de encomendas por bens industriais ajudaram a atividade na zona do euro a crescer em agosto no ritmo mais rápido em mais de dois anos, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) nesta segunda-feira. A recuperação da região ganha força, segundo o Markit, que realiza a pesquisa. Para o órgão, as condições melhoraram em todas as principais economias do bloco de dezessete países, com exceção da França.
Leia também:
Desemprego na zona do euro fica estável em julho, a 12,1%
As novas encomendas atingiram o ritmo mais rápido desde maio de 2011. O índice saltou para 51,4 em agosto, ante 50,3 em julho, que havia sido o primeiro mês em que o número ficou acima de 50 desde fevereiro de 2012. A leitura final ficou ligeiramente acima da preliminar, de 51,3. “Embora os ganhos ainda sejam apenas modestos, as empresas reportaram a melhora mais forte nas condições em pouco mais de dois anos, com uma retomada no crescimento das novas encomendas, sugerindo que a alta será mantida para setembro”, disse Chris Williamson, economista-chefe do Markit.
O subíndice de produção, considerado um bom indicador de crescimento, atingiu máxima de 27 meses, de 53,4, ante 52,3 em julho. Esse crescimento deve continuar no próximo mês, uma vez que o índice de novas encomendas saltou para 53,3, ante 50,8 em julho.
Leia ainda:
Merkel diz que a Grécia jamais deveria ter entrado na zona do euro
(com agência Reuters)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.