Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Heineken retira comercial do ar após acusação de racismo

Empresa foi criticada por consumidores por slogan que pode ser interpretado como referência à cor de pele das pessoas

Por Da redação
Atualizado em 28 mar 2018, 15h30 - Publicado em 28 mar 2018, 13h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Heineken tirou do ar nesta terça-feira um vídeo de anúncio da versão light da cerveja da marca após acusações de que a propaganda seria racista. O comercial do produto foi alvo de críticas dos consumidores em redes sociais  (veja vídeo abaixo).

    O anúncio mostra um barman enviando uma garrafa de cerveja a uma cliente que ele vê através de binóculos. Ele faz a bebida chegar até a mulher fazendo-a deslizar em cima do balcão. No trajeto, são mostradas, em sua maioria, pessoas negras.

    O que causou a fúria dos consumidores é o slogan usado na campanha, que aparece logo após a cena. A frase é “Sometimes, lighter is better” . “Lighter” pode ser traduzido tanto como “mais leve” como “mais claro”. Dessa forma, o texto pode dizer tanto “algumas vezes, mais leve é melhor” quanto “algumas vezes, mais claro é melhor”.

    Um dos críticos foi o rapper americano Chance The Rapper, que comentou o assunto em seu Twitter – ele tem 7,6 milhões de seguidores. O músico criticou o vídeo e disse suspeitar que ele tenha sido feito dessa forma intencionalmente. “Acho que algumas empresas estão divulgando propagandas visivelmente racistas para que consigam mais visualizações”, escreveu.

    Continua após a publicidade

    Procurada, a empresa disse que o slogan faz referência aos benefícios da cerveja em si e ao fato de ter poucas calorias. “A Heineken reforça que não teve a intenção de causar  desconforto aos seus consumidores em nenhum momento”, diz trecho da nota.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.