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Grupo Pão de Açúcar não terá mais lojas 24 horas

Anúncio foi feito nesta terça-feira; grupo varejista justificou a medida em decorrência da baixa adesão dos consumidores às compras na madrugada

Por Da Redação
7 Maio 2014, 01h23

O Grupo Pão de Açúcar, controlado pelo varejista francês Casino, informou nesta terça-feira que as redes de mercados Extra e Pão de Açúcar não possuem mais lojas funcionando 24 horas por dia.

A companhia afirmou que a decisão, que entrou em vigor em 28 de abril, foi baseada em estudos de comportamento dos consumidores, que apontaram baixa adesão às compras durante a madrugada. O grupo tinha 55 lojas 24 horas, que representavam 8% do total das 688 unidades da companhia, de acordo com informações da assessoria de imprensa.

“Todas as unidades terão horário comercial definido de acordo com o perfil do cliente de cada região”, disse o GPA em comunicado. O período máximo que as unidades funcionarão será entre 6h e meia-noite. Segundo a companhia, não houve demissões por causa destas alterações. Os funcionários foram mantidos e realocados dentro das escalas das lojas.

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Comércio eletrônico – Também nesta terça, o Grupo Pão de Açúcar disse que pretende combinar seus negócios de comércio eletrônico com o Casino, na França, Colômbia e Ásia. O projeto prevê a criação de uma nova companhia global com ações listadas nos Estados Unidos.

Juntas, as operações tiveram um faturamento líquido total em 2013 de 4,1 bilhões de dólares e a transação deve originar uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo.

No varejo online o GPA atua por meio das marcas Extra.com.br, PontoFrio.com e CasasBahia.com.br, reunidas na Nova Pontocom. As duas últimas bandeiras são da Via Varejo, empresa controlada pelo GPA e parte dos estudos para a formação da nova companhia internacional.

As companhias brasileiras informaram nesta terça que submeteram o projeto a seus Conselhos de Administração, que prevê a criação de uma holding internacional, a NewCo, que poderá ter ações negociadas nos EUA.

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O Pão de Açúcar e a Via Varejo constituirão separadamente comitês especiais, formados em sua maioria por conselheiros independentes, que emitirão pareceres sobre a viabilidade do projeto.

Após a emissão das recomendações, os conselhos das companhias brasileiras vão discutir a relação de troca das ações entre os sócios fundadores necessária para a formação da NewCo, disseram as companhias.

Além dos sites Ponto Frio, Extra e Casas Bahia, a Nova Pontocom, que em 2013 teve volume de negócios de 2 bilhões de dólares, opera ainda as páginas Barateiro e partiuviagens.com.br, além de oferecer de soluções corporativas (B2B) por meio do site eHub.com.br.

A parte do Casino na combinação envolve a Cdiscount, companhia que está entra as líderes de comércio eletrônico na França e que no ano passado faturou 2,1 bilhões de dólares. No primeiro trimestre de 2014 foram lançados três novos sites sob a marca Cdiscount, na Colômbia, Tailândia e Vietnã.

(com agência Reuters)

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