Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Festival de publicidade de Cannes começa com pequeno Darth Vader como favorito

Trabalho de agência brasileira para a Topper também deve disputar Leão de Ouro. Premiação realizada desde 1954 foi rebatizada neste ano de Festival Internacional de Criatividade

Por Da Redação
20 jun 2011, 14h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com um pequeno e inofensivo Darth Vader como favorito, tem início neste domingo o festival internacional de publicidade de Cannes, que neste ano foi rebatizado de Festival Internacional de Criatividade. Até o dia 25, diretores de arte de diversas partes do mundo disputarão o maior prêmio da propaganda internacional, o Leão de Ouro. Além da peça The force, que fez sucesso nas redes sociais, aparece entre os candidatos com boas chances na disputa a campanha brasileira da Topper – desenvolvida pela agência Talent para difundir, de maneira bem humorada, a prática do rúgbi no Brasil.

    Publicidade

    Os cases que concorrerão ao prêmio vêm de 14 países, sendo que os Estados Unidos dominam a tabela de indicações, com 20 peças publicitárias. O Brasil, que, historicamente, faz sucesso na competição, está entre os cinco países com mais indicações, ao lado de Reino Unido, Austrália e Holanda. Realizado desde 1954, o festival incluiu neste ano o quesito eficácia.

    Publicidade

    Favoritos – Nesta semana, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) promoveu a 24ª edição do Cannes Prediction, em que são listados os 50 possíveis ganhadores do prêmio, em suas diversas modalidades. No evento, publicitários confirmaram o favoritismo da peça inspirada no vilão de Star Wars, criada pela agência Deutsch, de Los Angeles, para o novo Volkswagen Passat. O Cannes Prediction costuma acertar 70% dos premiados.

    https://youtube.com/watch?v=R55e-uHQna0

    Os jurados do evento colocaram na segunda colocação um dos vídeos da campanha da Topper. Assim como a favorita, a peça usou o humor para conquistar o júri.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Já a terceira posição da lista foi conquistada pela campanha A hunter shoots a bear (Um caçador atira em um urso) da linha de corretivos Tipexx, elaborada pela agência Buzzman. A peça utiliza os recursos interativos do youtube para criar e recriar situações.

    Publicidade

    Outras campanhas brasileiras na disputa – Também competem no Festival de Cannes as peças The World Biggest Hug (O maior abraço do mundo), elaborada pela agência Monumenta, e Republica Popular do Corinthians, feita pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, para comemorar o centenário do clube paulista. Os técnicos envolvidos na primeira campanha conseguiram criar a ilusão de que o Cristo Redentor abraçava a si mesmo. Na segunda peça, os publicitários mobilizaram a criação de uma república de torcedores fanáticos pelo Corinthians, com direito a passaporte – carimbado a cada jogo -, certificado de adesão e identidade. Tudo para que o clube fosse reconhecido como uma nação.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.