Clique e assine a partir de 9,90/mês

Europa cresceu apenas 0,2% no 1º trimestre

Fraqueza da recuperação da região deve levar o BCE a anunciar estímulos à economia nesta semana

Por Da Redação - 4 jun 2014, 10h30

A desaceleração da recuperação econômica da zona do euro no primeiro trimestre foi confirmada nesta quarta-feira. Segundo a agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, o Produto Interno Bruto (PIB) do bloco de 18 países cresceu apenas 0,2% nos três meses até março. Analistas consultados pela Reuters esperavam que a economia de 9,5 trilhões de euros do bloco crescesse 0,4% na base trimestral no período de janeiro a março.

O crescimento no primeiro trimestre foi puxado principalmente pela Alemanha, a maior da zona do euro, que compensou a estagnação na França e a retração na Itália, Holanda, Portugal e Finlândia.

A boa notícia é que na comparação com o mesmo período do ano passado, a economia cresceu 0,9% – a segunda expansão anual consecutiva. No último trimestre, o PIB do bloco cresceu 0,5%.

Leia mais:

Inflação na zona do euro desacelera para 0,5% em maio

Continua após a publicidade

Obama propõe fundo de US$ 1 bi para segurança europeia

Espanha vai anunciar plano de 6,3 bilhões de euros

O mercado espera que os dados levem o Banco Central Europeu (BCE) a tomar medidas mais ousadas na reunião desta semana para conter a baixa inflação, o desemprego ato e o baixo crescimento.

A inflação da zona do euro tem ficado presa na “zona de perigo” do BCE de abaixo de 1% desde outubro e, aliada a um crescimento fraco, apresenta um risco à recuperação.

(com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade