Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Consumidor brasileiro lidera otimismo entre oito emergentes

Segundo o Credit Suisse, 58% dos brasileiros creem que suas finanças vão melhorar em seis meses. Na Índia, 2ª colocada, a parcela dos otimistas é de 43%

Por Da Redação
17 jan 2012, 17h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A China, terceira colocada, contabilizou 40% de consumidores considerados otimistas

    Publicidade

    A confiança do consumidor brasileiro é a maior entre oito países emergentes analisados pelo Instituto de Pesquisa do Credit Suisse. Estudo divulgado nesta terça-feira mostra que 58% dos brasileiros acreditam que suas finanças pessoais vão melhorar nos próximos seis meses, enquanto 37% preveem que elas continuarão no mesmo patamar e apenas 5% acham que ficarão piores. Na Índia, que ficou em segundo lugar, a parcela dos otimistas é de 43%; ao passo que, na China, em terceiro, é de 40%.

    Publicidade

    “O aumento recente da renda nominal mitigou os efeitos da inflação, o que fez com que a população continuasse a consumir e direcionasse seus gastos, cada vez mais, para itens que não são de primeira necessidade, como produtos de beleza e tecnologia”, disse o corresponsável pela área de análise de ações para a América Latina do Credit Suisse, Andrew T. Campbell, em nota divulgada à imprensa. “Os brasileiros costumam gastar em vez de poupar. Existe um apetite por ativos reais, como imóveis, quando não são considerados os ativos financeiros”, diz a pesquisa.

    Perfil – O Estudo do Consumo Emergente (Emerging Consumer Survey) busca traçar o “perfil do ambiente de consumo” nas nações que compõem o grupo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) e na Turquia, Arábia Saudita, Egito e Indonésia. A população desses países, de acordo com o Credit Suisse, soma 3,5 bilhões, ou metade de todas as pessoas da terra.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Ao subtrair do porcentual de otimistas o número de pessoas ouvidas que disseram acreditar que sua condição financeira vai piorar nos próximos seis meses, o resultado mostra que a confiança do brasileiro caiu. Em 2010, o saldo de brasileiros otimistas era de 59%. Em 2011, essa parcela ficou em 53%. “Esse dado é particularmente notável entre os consumidores que alocam uma proporção significativa de sua renda em gastos com alimentação”, diz o estudo.

    (com Agência Estado)

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.