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Conar suspende anúncio de preservativos Prudence

Publicada no Facebook, peça "Dieta do Sexo" gerou mais de mil denúncias na entidade e foi considerado violento à mulher

Por Cris Simon
19 set 2012, 14h44
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    Conforme antecipou a coluna Radar On-Line, do jornalista Lauro Jardim, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) suspendeu ontem por unanimidade de votos uma peça publicitária veiculada no Facebook pela marca de preservativos Prudence em julho deste ano.

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    Divulgado na fan page da marca, o anúncio “Dieta do Sexo” era construído em formato de tabela e comparava os gastos calóricos de diversas atividades ligadas ao sexo. O item que causou a indignação dos usuários da rede social – e que motivou mais de mil denúncias ao Conar – dizia que tirar a roupa de uma mulher queima 10 calorias, enquanto fazer o mesmo sem o consentimento da parceira consome 190 calorias.

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    A peça foi compartilhada por mais de 2 mil pessoas e recebeu mais de mil comentários, muitos demonstrando o repúdio de internautas, que entenderam o trecho do anúncio como um estímulo ao estupro. A DKT do Brasil, dona da Prudence, apagou a peça de sua página no Facebook e publicou um pedido de desculpas. Mesmo assim, a ação aberta no Conar continuou em andamento.

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    Em reunião ontem, o Conar concordou com os consumidores que reclamaram, considerando que a peça era desrespeitosa e poderia eventualmente incentivar agressões a mulheres. A DKT do Brasil recebeu também uma advertência do órgão.

    Procurada pela reportagem, por meio de sua assessoria de imprensa, a DKT do Brasil afirmou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a decisão do Conar. Leia, na íntegra, o comunicado divulgado pela fabricante na época em que o processo foi aberto:

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    “A Prudence retirou do ar o conteúdo postado em nossa página do Facebook em 16 de julho sobre a “Dieta do Sexo” e pede desculpas aos seus consumidores.

    Reiteramos que o conteúdo não é de autoria da Prudence e vem sendo publicado por diversos blogs na Internet desde 2007, o que não nos isenta da responsabilidade da revisão do conteúdo, que neste caso foi inadequada e portanto retirado do ar.

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    Reforçamos que a intenção era contar de forma divertida quantas calorias um casal pode perder durante uma relação sexual e suas preliminares e jamais fazer alusão a qualquer outra prática.

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    A Prudence é uma marca da DKT do Brasil que é uma das filiais da DKT Internacional, empresa sem fins lucrativos e que atua em diversos países em desenvolvimento. Nosso objetivo é reforçar a conscientização sobre a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais, pois acreditamos que é uma das principais demonstrações de respeito com o próprio corpo e com o de seu parceiro. Por isso, recriminamos todo e qualquer tipo de abuso, violência sexual ou discriminação. Estamos à disposição para conversar e esclarecer qualquer dúvida através de Inbox no Facebook.”

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