As vendas do comércio no Brasil ficaram estáveis em fevereiro na comparação com o mês anterior. As compras voltadas para o Carnaval compensaram perdas em supermercados e combustíveis, em um ambiente de fraqueza econômica, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 9.
Em relação ao mesmo período do ano anterior, as vendas apresentaram crescimento de 3,9%, sétima taxa positiva seguida.
O setor de varejo segue acompanhando o quadro de recuperação lenta e gradual da economia brasileira, sem conseguir deslanchar em meio a uma taxa de desemprego ainda elevada. O resultado, entretanto, foi mais fraco do que o da indústria, que em fevereiro mostrou alguma recuperação, com alta de 0,7%.
“O que salvou foram as compras para o Carnaval. O desempenho do comércio reflete uma economia lenta, que cresce pouco e com um mercado de trabalho com milhões de desempregados e com muitos trabalhadores informais”, explicou a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.
Segundo o IBGE, entre as atividades pesquisadas no varejo, quatro apresentaram contração e quatro avançaram, com relação a janeiro deste ano .
“Se não fosse o efeito positivo do Carnaval, o comércio poderia ser até negativo. As vendas de roupas, fantasias e artigos carnavalescos aumentaram em Tecidos, Vestuário e Calçados e no grupo de Outros artigos de uso pessoal, que inclui as grandes lojas de departamento”, completou Nunes.
No varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, houve recuo de 0,8% nas vendas, com quedas de 0,9% em Veículos, motos, partes e peças e de 0,3% em Material de construção, após ambos os setores registrarem alta em janeiro.
(Com Reuters)