Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

BC: cartão de crédito começa o ano em queda; juros médios sobem

A taxa média na modalidade rotativo - quando não há pagamento integral da fatura - passou a 327,9% por ano; a média de juros ao consumidor subiu a 55,8%

Por Da redação
27 fev 2018, 11h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os juros cobrados na modalidade rotativo do cartão de crédito tiveram queda de 6,9% entre dezembro e janeiro. O valor médio passou de 334,8% a 327,9%, segundo dados do Banco Central divulgados nesta terça-feira. Esse tipo de taxa é a cobrada quando as dívidas na fatura não são quitadas no vencimento.

    A taxa média de juros cobrados das pessoas físicas em todas as modalidades dos chamados recursos livres subiu, de 55,1% para 55,8% no período. A conta exclui linhas de crédito com uso direcionado por lei, como financiamento habitacional, por exemplo.

    Em relação ao cheque especial, os valores médios subiram 1,7% no período, passando de 323,0 para 324,7% ao ano. Essa modalidade e o cartão são as que cobram as maiores taxas de juros dentre as disponíveis aos consumidores.

    Apesar da baixa no juro total do rotativo, a taxa “regular” – quando há pagamento de ao menos 15% da fatura – subiu 7,1%, a 241%. As taxas para as demais situações (“não regular”), caiu de 401,7% para 387,1% ao ano.

    Os juros do rotativo acumulam queda de 169,8% em doze meses. Desde abril, as instituições financeiras só podem manter os clientes nessa forma de financiamento por até um mês após o vencimento da fatura.

    Analistas do mercado financeiro estimam que a expansão do crédito neste ano, por fatores como aumento do emprego formal, impulsionará o consumo das famílias.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.