Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Anatel pressiona empresas de TV paga por melhora de serviço

Enquanto mercado de TV por assinatura cresce 30% ao ano, reclamações avançam 100%

Por Da Redação
27 set 2012, 13h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Marconi Maia, disse nesta quinta-feira que o nível de reclamações dos serviços de TV por assinatura cresceu de forma inaceitável nos últimos meses. Essa foi a razão que levou o órgão regulador a chamar as empresas que atuam no setor e cobrar planos de ação para solucionar os principais problemas apontados pelos clientes.

    Publicidade

    “Identificamos que, apesar de o setor estar crescendo na faixa de 30%, um nível chinês, as reclamações estão crescendo na faixa de 100%, o que é inaceitável para um crescimento de 30%. Está descolado, é três vezes mais e não faz sentido”, afirmou. “Por causa disso, estamos chamando as empresas para que apresentem planos de ação para que o nível de prestação de serviço melhore e o nível de reclamação caia.”

    Publicidade

    Em janeiro de 2011, as queixas contra o serviço registradas na Anatel eram de 7 mil, número que chegou a 13 mil em abril deste ano. As principais reclamações, segundo Maia, são em relação à cobrança indevida, falhas no serviço e qualidade de atendimento. “Cada empresa é pior em um determinado item. Por isso, não demos uma solução plana para todo mundo e estamos chamando para que cada uma veja qual é o seu problema, onde está pecando e que solução apresentará ao setor público”, explicou.

    As empresas terão 30 dias para apresentar um plano de ação. Maia descartou punições neste momento. “Não vamos tomar uma medida do tamanho da tomada em outro setor sem dar oportunidade a eles de se adequarem”, disse, em referência à suspensão das vendas, aplicada às operadoras de telefonia celular. Nesta quinta-feira, já estiveram na Anatel representantes da GVT e da Embratel. Também estão previstos encontros com executivos da Net, Oi e Sky.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Segundo Maia, o maior problema da Embratel é a quantidade de reclamações por cobrança, superior à meta da Anatel, de 0,65 por mil assinaturas. Já a GVT, segundo ele, teve um problema significativo em Belo Horizonte, onde a empresa estava atuando com profissionais terceirizados e sem habilitação adequada.

    (Com Agência Estado)

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.