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A expectativa da Cielo para nova funcionalidade de pagamento no WhatsApp

Estanislau Bassols, presidente da Cielo, acredita que recurso disponível para pequenos varejistas impulsionará uso entre pessoas físicas

Por Pedro Gil Atualizado em 13 abr 2023, 13h10 - Publicado em 13 abr 2023, 11h57
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  • O WhatsApp liberou o serviço de pagamentos de pessoas físicas para pequenas empresas no Brasil. O novo recurso permitirá que o consumidor conclua uma compra sem precisar sair da conversa para efetuá-la.

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    Para a Cielo, que é uma das operadoras da plataforma, a nova funcionalidade deve impulsionar a transferência de dinheiro entre pessoas, funcionalidade que já existe, mas que ainda não caiu no gosto popular, como o Pix. É como se, ao cadastrar o cartão para pagamentos no varejo, as pessoas vão dar outros usos para o WhatsApp Pay.

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    “Imagina que você está conversando com um varejista e viu algumas opções de compra. Com doze cliques você consegue realizar a transação dentro da conversa”, diz Estanislau Bassols, presidente da Cielo, em entrevista a VEJA. “É um uso complementar ao Pix, não concorrente”, completa Bassols. 

    O Banco Central anunciou a retirada das regras que impediam transações de compras por meio do aplicativo de mensagem no Brasil em março. Até então, era possível apenas a utilização do aplicativo para transferências de recursos entre indivíduos. “A própria força de comunicação foi limitada”, lamenta Bassols. 

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    Estanislau Bassols, presidente da Cielo
    Estanislau Bassols, presidente da Cielo (Cláudio Gatti/Divulgação)

    Para utilizar a nova funcionalidade, as empresas devem utilizar o aplicativo WhatsApp Business, modelo do app para pessoas jurídicas que possui recursos como catálogo e mensagens automáticas, além de ter uma conta vinculada a Cielo, Mercado Pago ou Rede. Haverá cobrança de uma taxa ao realizar a venda, como já existe com maquininhas de cartões de débito ou crédito, mas, para incentivar o uso, a Cielo ofertará, por seis meses, cerca de 50% de desconto aos clientes. As negociações serão realizadas individualmente. 

    Uma pesquisa da operadora de cartões de crédito mostra que 75% dos varejistas consideram “imprescindível” uma nova opção de pagamento; 70% acham que a diversidade de pagamentos é importante para a gestão dos negócios – há um ano essa parcela era de 60%. “Varejistas enxergam que digitalização passa por mais opções de pagamento”, afirma o presidente da Cielo. 

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    Segurança

    Os números dos cartões são criptografados e armazenados de forma segura, e as pessoas devem criar um PIN de pagamento, que será exigido para cada transação. “Hoje a gente consegue ajudar os varejistas com uma espécie de operação Pix ainda mais segura”, diz Bassols. E se o número for clonado? “É impossível realizar uma operação sem o aparelho. Impossível”, completa. 

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