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Quadro de Leonardo da Vinci, roubado pelos nazistas, retorna a Berlim

O quadro de Leonardo da Vinci “La Dame à l’hermine” “A Dama com Arminho”, roubado pelos nazistas à Polônia, retorna pela primeira vez à Alemanha, depois de sua devolução no final da Segunda Guerra, para uma grande exposição, a partir desta quinta-feira, em Berlim. O retrato a óleo, em madeira, representa provavelmente Cecilia Gallerani, a […]

Por John Macdougall
24 ago 2011, 17h42
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  • O quadro de Leonardo da Vinci “La Dame à l’hermine” “A Dama com Arminho”, roubado pelos nazistas à Polônia, retorna pela primeira vez à Alemanha, depois de sua devolução no final da Segunda Guerra, para uma grande exposição, a partir desta quinta-feira, em Berlim.

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    O retrato a óleo, em madeira, representa provavelmente Cecilia Gallerani, a amante de Ludovic Sforza, duque de Milão, e pertence ao Museu dos Príncipes Czartoryski de Cracóvia (sul da Polônia).

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    É uma das quatro representações conhecidas de mulher de autoria de Leonardo da Vinci, junto com as de Gioconda, Ginevra de Benci e da Belle Ferronnière.

    Exposto em Madri, na primavera, “La Dame à l’hermine” é uma das joias da exposição “Visages de la Renaissance — chefs-d’oeuvre de l’art du portrait italien”, Rostos da Renascença – obras-primas do retrato italiano, no Bode Museum de Berlim, que vai até 20 de novembro.

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    Mas o trabalho de Leonardo da Vinci partirá um pouco mais cedo para Londres, em direção à National Gallery, como parte de uma grande mostra sobre Leonardo da Vinci que abrirá ao público no dia 9 de novembro.

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    O ministério polonês da Cultura, hostil a uma turnê do quadro mais famoso do país, mudou de opinião a pedido do príncipe Adam Karol Czartoryski, responsável pela fundação de mesmo nome, proprietária da pintura.

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    Os Czartoryski adquiriram em 1800 o óleo de 54×39 cm, pintado por Leonardo de Vinci entre 1488 e 1490.

    Stephan Weppelman, especialista em arte italiana do Bode Museum, lembrou a história tumultuada deste quadro sob o nazismo, ao apresentar a exposição na imprensa alemã, que vê, no empréstimo, um gesto de reconciliação.

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    A obra-prima do Renascimento voltou a Cracóvia na primavera de 2012.

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