Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Príncipe Philip completa 90 anos e reduz carga de trabalho

Marido da rainha Elizabeth II diz que prefere se retirar 'antes do vencimento'

Por Da Redação 10 jun 2011, 10h12

O duque de Edimburgo, príncipe Philip, comemora 90 anos nesta sexta-feira – e se diz consciente do peso da idade. Em entrevista à rede britânica BBC, o marido da rainha Elizabeth II disse que já começou a reduzir a carga de trabalho como membro mais velho da realeza britânica. “Já fiz minha parte”, afirmou.

A celebração do aniversário tem início na tarde desta sexta-feira, com uma salva de 62 tiros da Companhia de Artilharia Honorável. À noite, ele será um dos anfitriões da festa de centenário do Instituto Real para Pessoas Surdas, no Palácio de Buckingham, e, no domingo, participará de uma recepção em Windsor.

A rainha Elizabeth II completou 85 anos em abril e deve alcançar o jubileu de diamante no ano que vem – marca de seus 60 anos no trono da Grã-Bretanha. Ela e o príncipe Philip se casaram em 1947, o que faz dele o companheiro de mais tempo de um monarca na história do país.

O príncipe Philip disse à BBC que é melhor sair de cena “antes de chegar ao seu vencimento”. “Quero me divertir um pouco, ter menos responsabilidade, menos preparação e pensar menos no que tenho a dizer”. Durante os anos, o duque tomou a frente de inúmeras causas sociais, entre elas, a premiação Duque de Edimburgo de Planos e Conservação.

Moeda comemorativa – O aniversário do consorte também está sendo festejado na Grã-Bretanha com uma moeda comemorativa de 5 libras, disponível em níquel, ouro, prata e uma rara platina. O souvenir tem uma imagem do príncipe Philip e, do outro lado, da rainha Elizabeth II. Esta é a primeira vez que um casal real aparece em lados opostos de uma moeda britânica.

O escultor Mark Richards, responsável pelo design da moeda, disse que o desafio maior foi capturar um homem que oferece suporte à realeza e ao país, enquanto se mantém estritamente nos bastidores. “Decidi focar no rosto dele, com toda a dignidade, sabedoria e experiência acumulada”, afirmou.

Continua após a publicidade
Publicidade