Globo devolve ‘Vídeo Show’ a Boninho e anuncia mudanças no entretenimento
Emissora cria três diretorias, duas delas de dramaturgia, a cargo de Sílvio de Abreu e Guel Arraes, e outra de variedades, dividida por Boninho e Ricardo Waddington

A Rede Globo anunciou mudanças na estrutura interna da sua área de entretenimento, nesta segunda-feira. Foram criadas três diretorias, duas de dramaturgia e uma de variedades, que se somam às já existentes diretorias de Produção e de Desenvolvimento Artísitico. Os departamentos de dramaturgia são designados pela frequência das atrações. O de Dramaturgia Diária, que é basicamente formado por novelas, fica a cargo de Sílvio de Abreu, autor de clássicos como Guerra dos Sexos, que já atuava como supervisor de dramaturgos mais novos. O de Dramaturgia Semanal fica sob a responsabilidade de Guel Arraes, “pai” de séries de sucesso como O Auto da Compadecida, que virou filme. Já a diretoria de variedades será dividida entre Boninho, que assume os programas que vão ao ar de segunda a sexta, durante o dia, e Ricardo Waddington, que fica com as noites e fins de semana. Produção e de Desenvolvimento Artísitico continuam sob a gestão de Eduardo Figueira e Monica Albuquerque, respectivamente. Com a mudança, o sofrido Vídeo Show volta para as mãos de Boninho, que passa a dirigir toda a manhã e tarde da Globo.
Leia também:
‘Vídeo Show’: Zeca Camargo e a roubada do ano na Globo
“Depois de consolidar o Projac como a maior produtora da América Latina, e das maiores do mundo, o diretor geral de entretenimento, Manoel Martins, se aposenta no fim do ano. Manoel completa 37 anos de empresa e comandou o entretenimento a partir de 2008”, diz comunicado enviado pela Globo à imprensa. Em seguida, o texto abre para aspas de Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo. “É uma transformação no modelo organizacional do entretenimento. A aposentadoria planejada do Manoel nos deu a oportunidade de repensar mais profundamente a estrutura do entretenimento como um todo e prepará-lo para os desafios que temos pela frente. Como nossa principal vocação é contar histórias, estamos colocando o conteúdo em primeiro plano, apoiado por nossos talentos e pela enorme capacidade de produção do Projac”, diz ele.
De acordo com o comunicado, o processo de reestruturação do entretenimento da Globo teve início no ano passado, e foi acompanhado por Manoel Martins e pela consultoria Strategy&, ex Booz & Company. “Os fóruns de criação, implantados no início do ano, já fizeram parte do modelo que é inaugurado hoje e permanecem como importante ferramenta de gestão para a avaliação de novos projetos, tendências e performances. Eles funcionarão ligados diretamente aos líderes dos gêneros de entretenimento. Com esse modelo, colocamos todo o talento e capacidade da Globo a serviço do conteúdo, gerando produtos mais focados em cada especialidade para nossa audiência. Vem aí novas histórias, dramas, shows, realities, especiais, seriados, tudo o que as pessoas gostam de assistir na Globo”, continua Schroder, no comunicado.
O texto termina reafirmando o desejo da emissora de produzir conteúdo multiplataforma — para a TV fechada e a web, por exemplo.

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.