Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Encontrado longa de 100 anos sobre Sherlock Holmes

Filme foi achado pela Cinemateca Francesa em um arquivo e deverá ser restaurado e exibido em janeiro de 2015 pela instituição

Por Da Redação 3 out 2014, 18h17

Foi descoberto, nos cofres da Cinemateca Francesa, em Paris, o negativo de um filme de quase 100 anos sobre o detetive Sherlock Holmes. Dirigido por Arthur Berthelet (de Enemies of Youth), o longa, de 1916, foi encontrado há algumas semanas e será digitalmente restaurado pela instituição, que o exibirá em 2015.

Leia também:

Nova Temporada: Rússia estreia sua versão de ‘Sherlock Holmes’ em novembro

O filme marca a estreia do ator americano William Gillette como o detetive Sherlock – em filmes posteriores sobre o personagem, Gillette escreveu roteiros em 1922, 1932, 1939, e para a TV francesa, em 1982.

Depois de restaurado, o longa Sherlock Holmes será exibido no Toute la Mémoire du Monde, festival de filmes restaurados da Cinemateca Francesa, em janeiro. Em maio, deverá participar do Festival de Cinema Mudo de São Francisco.

Sherlock Holmes é um clássico detetive do início do século XX, personagem fictício da literatura britânica, criado pelo escritor Sir Arthur Conan Doyle.

Continua após a publicidade
Publicidade