Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Com ajuda do Twitter, ‘Ti-Ti-Ti’ entrega boa audiência e reafirma a força do “clássico”

Elementos folhetinescos, talento da autora na adaptação e uso de rede social ajudam a explicar desempenho considerado bom para Globo

Por Maria Carolina Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 24 set 2010, 22h55

“Amados, vou almoçar e já volto… Acho que vou comer peixe: BADEJO ESPANHOL!!!”, dispara, no Twitter, o estilista Jacques Léclair

A Globo tem suado para emplacar uma trama de sucesso no horário das sete – mesmo com a relativização do êxito, hoje na casa dos 30 pontos, provocada pela queda geral na audiência das novelas. Registrando 32 e até 33 pontos na Grande São Paulo, pelo Ibope, a nova Ti-Ti-Ti, de Maria Adelaide Amaral, pode ser considerada um destaque no horário. O bom desempenho, explicam especialistas, se deve a uma conjunção de fatores, como elementos folhetinescos clássicos, o lastro imaginário de uma novela já exibida antes na TV, o bom uso do Twitter (para onde transbordam alguns personagens do folhetim) e o talento da autora em recriar a história – além de atualizar a sinopse, ela acrescentou personagens e tramas de outros títulos de Cassiano Gabus Mendes, o pai de Ti-Ti-Ti (veja mais abaixo).

“O remake não é meramente uma adaptação, é uma recriação, e Maria Adelaide é uma autora do mesmo nível de Gabus Mendes, capaz de imprimir seu estilo”, opina a professora Maria Immacolata Vassallo de Lopes, coordenadora do Centro de Estudos em Telenovela da Universidade de São Paulo (USP). “O assunto também colabora: a temática do mundo da moda talvez seja mais atual hoje do que na época da trama original.”

Parte da inovação desta versão de Ti-Ti-Ti se deve ao uso de uma das redes sociais mais populares hoje na web, o Twiiter. Lá estão, sob os perfis @JacquesLeclair_ e @Victorvalentim_, os estilistas rivais que protagonizam a trama, Jacques Léclair (Alexandre Borges) e Victor Valentim (Murilo Benício). Cada um tem, respectivamente, 8.481 e 4.230 seguidores, que acompanham mensagens divertidas como “Amados, vou almoçar e já volto… Acho que vou comer peixe: BADEJO ESPANHOL!!!”, uma cutucada de @JacquesLeclair_ em @Victorvalentim_. A rede de microblogs conta, ainda, com um perfil da revista Moda Brasil (@Revistamodabr) e outro, institucional, da própria novela (@Tititi_oficial), com mais de 22.000 seguidores – um número que coloca o Twitter à frente, em termos de eficácia, dos blogs quase invisíveis que a Globo fazia para as suas novelas.

Para o especialista em telenovelas Mauro Alencar, o elenco também ajuda na boa performance da trama. “Os atores estão em sintonia e há ótimas interpretações, como as de Murilo Benício, Alexandre Borges, Claudia Raia e do casal Isis Valverde e Caio Castro”, diz, citando inclusive um ator que desperta ressalvas da crítica, Murilo Benício. Outro fator que pode explicar o desempenho do remake é o humor adequado ao público jovem. “A trama combina com o horário”, comenta a atriz Dira Paes, a Marta Moura da novela.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, embora o público de Ti-Ti-Ti não seja pequeno, já que cada ponto de audiência equivale a cerca de 56.000 domicílios, o índice do remake está longe daquele atingido pela Globo há vinte anos, quando a emissora alcançava até 50 pontos na faixa das sete. Mas o momento é outro e, diante dos fracos resultados de produções como Três Irmãs (2008/2009), que teve média de 25 pontos, e a última, Tempos Modernos (2009/2010), rasante nos 24 pontos de audiência, o fato é que a nova Ti-Ti-Ti vai muito bem.

OS INGREDIENTES DE TI-TI-TI

A junção do clássico e do novo que garantem boa audiência à novela.

1. Imaginário

Transmitida pela primeira vez há 20 anos, Ti-Ti-Ti ainda está na memória do público. Isso dá credibilidade à trama.

2. Recriação

Maria Adelaide Amaral incorpora personagens e tramas de outras novelas de Cassiano Gabus Mendes como Mario Fofoca, de Elas por Elas.

3. Ritmo

O tipo de humor da novela – “solar”, como a própria autora já definiu – garante leveza à trama, que conta com soluções rápidas para cada problema que aparece.

4. O clássico

Elementos folhetinescos como o antagonismo entre Victor Valentim e Jacques Léclair. Mais: Ari, o Victor, é, um personagem caro ao brasileiro, porque tem que se virar para arrumar dinheiro.

5. O novo

Com perfis bem ativos no Twitter para seus personagens principais, a novela transcende a televisão e mantém o público ligado na trama.

FONTES: professora Maria Immacolata Vassallo de Lopes, coordenadora do Centro de Estudos em Telenovela da Universidade de São Paulo (USP); Claudino Mayer, pesquisador em telenovelas da USP, e Mauro Alencar, primeiro doutor do tema no país.

Abaixo, confira outros remakes de sucesso. Participe da enquete: qual deles foi o melhor?

RELEMBRE

Trecho do primeiro capítulo de Ti-ti-ti, em 1985.

COMPARE

Clipe das primeiras cenas do remake de 2010.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.