Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Clô Orozco, da sociologia às passarelas

Ex-alunda de teatro, estilista deu nome à grife Huis Clos em referência ao título de uma peça de teatro do filosófo Sartre

Por Da Redação
28 mar 2013, 15h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dona das marcas Huis Clos e Maria Garcia, Clotilde Maria Orozco de García, mais conhecida como Clô Orozco, deu seus primeiros passos no mundo da moda em 1970, com a inauguração da multimarcas Splash. À época, ela conheceria seu primeiro marido, Renato Kherlakian, criador da Zoomp. Sete anos mais tarde, a estilista criaria oficialmente a grife que lhe trouxe fama, a Huis Clois.

    Publicidade

    A popularidade da estilista começou com a produção de peças em batique (técnica manual de impressão em tecido originária da Indonésia) que vendiam em grande proporção. As roupas logo viraram objeto de desejo de marcas como Snoopy e Traudi Guida. Com a fama, nascia a Huis Clos. Estudante de sociologia e aluna de teatro, Clô deu nome a sua marca em uma referência ao título de uma peça do filósofo Sartre, além do nome combinar sonoramente com o nome de Clô.

    Publicidade

    A grife segue uma linha conceitual clássica, mesclada com peças contemporâneas. Sua estreia nas passarelas aconteceu no Morumbi Fashion (antigo SPFW), em 1996. O público da Huis Clos é composto por mulheres de 25 a 60 anos. A segunda marca da estilista, a Maria Garcia, foi criada em 2001 e segue um estilo mais jovem, porém elegante. Atualmente, a Huis Clos tem duas lojas em São Paulo e está presente em lojas multimarcas pelo país. Desde 2008, o estilo da marca era comandado pela estilista Sara Kawasaki.

    Além da sua carreira na moda, Clô é responsável também pela tradução do livro infanto-juvenil Diferente como Chanel. A obra da americana Elizabeth Matthews narra a história da estilista Coco Chanel.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Leia também:

    Estilista Clô Orozco é encontrada morta em SP

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.