Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Campanha da C&A é criticada por ‘remodelar’ Preta Gil

Cantora tem corpo afinado e tez embranquecida em fotos de roupas para mulheres de manequim entre 46 e 56. Rede de lojas nega 'uso excessivo' de Photoshop sobre as imagens da linha 'Special for You'

Por Da Redação
14 ago 2013, 16h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma campanha da rede de lojas C&A se tornou alvo de críticas de usuários do Twitter e do Facebook nesta quarta-feira. Na ação, que divulga uma linha própria da C&A para mulheres de manequim entre 46 e 56, a cantora Preta Gil aparece com a pele embranquecida e o corpo remodelado digitalmente – a forma da sua cintura, por exemplo, varia de uma foto para outra.

    Publicidade

    LEIA TAMBÉM:

    Publicidade

    Remodelagem de Preta Gil vira meme na internet

    MAIS: Jennifer Lawrence admite Photoshop em fotos da Dior

    Publicidade

    Mas as outras imagens não escaparam de crítica, em especial aquela em que a cantora aparece com cintura marcada, os braços aparentemente afinados e a pele ainda mais branca que nas demais. Ali, alguém pergunta: “A Preta Gil não pode ser preta?” Outro questiona: “E o bracinho super-recortado, gentchy?” E um terceiro anota: “Afffff… Olha a curva da cintura… se fosse assim, teria que tomar doses cavalares de morfina para aguentar as dores na coluna!”

    Fotografia: Franceses discutem os limites da manipulação de imagens

    Publicidade

    Procurada, a C&A se pronunciou apenas sobre a foto em que o ombro de Preta Gil parece ter proporções não naturais. A empresa nega o emprego “excessivo” de Photoshop. “Esclarecemos que a foto em questão explora um ângulo que causa a impressão de uso excessivo de recursos de edição de imagem, o que não foi feito. Admiramos a Preta Gil, que pelo segundo ano estrela nossa campanha da linha ‘Special for You’, e lamentamos a repercussão negativa dessa foto”, diz o comunicado da companhia.

    Vale lembrar que a utilização de Photoshop é prática cada vez mais comum no mundo da publicidade, a tal ponto que a ausência dele se torna, ironicamente, um elemento de marketing, trombeteado com orgulho por artistas e grifes que dispensam o artifício. Foi o que fez Britney Spears em 2010, quando aceitou figurar com as suas imperfeições em uma campanha de moda.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.