Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

As reais chances de Will Smith perder o Oscar após agressão

Academia discutirá medidas disciplinares após o tapa que o ator deu no comediante Chris Rock durante a cerimônia

Por Marcelo Canquerino 31 mar 2022, 16h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A 94ª edição do Oscar não chamou a atenção pelos filmes vencedores, mas sim graças ao tapa que Will Smith deu em Chris Rock. A agressão foi motivada por uma piada de mau gosto que o humorista fez sobre a esposa do ator, Jada Pinkett Smith, que sofre de alopecia — doença autoimune que afeta o crescimento do cabelo. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela cerimônia, logo se pronunciou condenando a atitude de Smith e, ontem, afirmou que abriu um “processo disciplinar” para lidar com a situação.

    Dentre as especulações que surgiram desde o fatídico bofetão, a principal pergunta que tomou a internet foi sobre as chances de Will Smith, que venceu como melhor ator por King Richard – Criando Campeãs, ter de devolver o primeiro Oscar da carreira em razão do incidente. De acordo com o Código de Conduta da Academia, publicado em 2017 após os casos de assédio trazidos à tona pelo movimento #MeToo, existe de fato a possibilidade de o ator ter de devolver a estatueta por sua má conduta. Essa chance, porém, revela-se muito pequena quando o histórico da Academia é observado com cuidado.

    Em 94 anos de Oscar, nenhum artista foi destituído de sua estatueta. O que já aconteceu foram expulsões da Academia. O produtor Harvey Weinstein e o diretor Roman Polanski, por exemplo, não precisaram devolver os prêmios que ganharam por Shakespeare Apaixonado e por O Pianista, respectivamente, por terem envolvimento em casos de abuso sexual e assédio. Ambos deixaram de ser membros votantes e foram expulsos da Academia — assim como Bill Cosby, que também foi acusado de abuso sexual.

    Após Smith agredir Chris Rock, a organização do evento disse que convidou o astro a se retirar da cerimônia, mas ele teria recusado. De acordo com a revista americana Variety, porém, fontes presentes no momento do barraco no Oscar contaram que a Academia e o produtor do programa não fizeram um pedido formal para Smith deixar o evento – apenas teriam enviado, em meio a confusão, uma mensagem confusa acerca de sua expulsão. O que provavelmente acontecerá com o protagonista de King Richard, que já de desculpou pelo ocorrido em suas redes sociais, é alguma punição ou sanção a respeito de suas futuras participações no Oscar. Ele ainda terá a chance de se defender através de uma resposta por escrito à Academia, que discutirá a medida disciplinar em uma reunião de conselho prevista para 18 de abril. Se vão passar o pano ou não para Will Smith, é uma incógnita. Mas o certo é que o episódio cobrará um preço altíssimo de sua carreira.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.