Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Artistas brasileiros voltam aos palcos para grandes públicos… na Europa

De Caetano Veloso a Marília Mendonça, artistas nacionais driblam a impossibilidade de eventos ao vivo por aqui investindo em turnês na vacinada Europa

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 21 set 2021, 12h02

No Brasil, os shows ao vivo estão acontecendo com inúmeras restrições: público sentado, distanciamento social, uso de máscaras obrigatório e lotação reduzida. Mas na Europa, enquanto isso, a realidade é outra. Com as fronteiras abertas para os brasileiros, não por acaso uma dezena de grandes artistas nacionais viajaram para continente europeu e já estão em turnê (ou com datas marcadas para os próximos dias). Com 70% das populações daqueles países já vacinadas com as duas doses, as casas de espetáculos reabriram sem restrições e boa parte delas está sendo ocupada por nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ana Carolina e Roberta Sá. Até nomes da música pop ou sertaneja também estão aproveitando a reabertura, como Luisa Sonza e Marília Mendonça.

O primeiro artista a aproveitar a reabertura europeia foi Caetano Veloso. Sua primeira apresentação desde o início da pandemia ocorreu no final de agosto, na Filarmônica do Elba, em Hamburgo, na Alemanha. O giro europeu terminou em 11 de setembro em Lisboa, Portugal, após dez apresentações que passaram também pela França e Bélgica. O artista aproveitou a turnê para lançar uma nova música, Anjos Tronchos, que estará em seu novo álbum Meu Coco, previsto para ser lançado em outubro.

Gilberto Gil é o próximo da fila. Ele já está em Paris com a família e voltará aos palcos no dia 30 de setembro, em Dijon. “A gente está em Paris e está feliz”, escreveu Flora Gil em uma foto ao lado da neta, Flor, e da enteada, Maria, postada nas redes sociais nesta segunda-feira, 20. Nos próximos dias, Gil fará 18 shows em oito países, entre eles Alemanha, Espanha, Áustria, Hungria e, claro, Portugal. No palco, o artista será acompanhado por dois filhos e um neto, que tocarão com ele em sua banda. A cantora Adriana Calcanhotto fará os shows de abertura em formato voz e violão. 

Em Portugal, o mês de outubro terá alta aglomeração de artistas brasileiros. A cantora Roberta Sá e o pianista Daniel Jobim (neto de Tom Jobim) farão cinco shows no país do espetáculo Chega de Saudade, só com clássicos da bossa nova. Também se apresentam por lá a banda pop Jota Quest e os cantores Seu Jorge e Alexandre Pires. 

Até mesmo o sertanejo migrou para a Europa. A rainha da sofrência Marília Mendonça tem datas marcadas em novembro na Inglaterra, Suíça, Portugal e Bélgica. O heavy metal do Sepultura também foi confirmado com apresentações em novembro e dezembro na França e na Alemanha. 

Ao mesmo tempo, no Brasil, apenas os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul já vacinaram mais de 50% da população com as duas doses. Embora os números sejam promissores, o país ainda está distante de uma cobertura vacinal que viabilize a liberação de eventos com o público em pé e sem máscaras. A ansiedade é grande em um setor atingido severamente pela pandemia. A Abrape (Associação Brasileira de Promotores de Eventos) divulgou nesta segunda-feira, 20, um manifesto exigindo a retomada imediata dos shows no país, sem nenhuma restrição, desde que o público apresente o comprovante do esquema vacinal completo e teste negativo pra Covid. Resta torcer para isso seja possível logo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.